Brasil

Com Datena, eleição ganha primeiro outsider de peso

O apresentador faz parte da chapa Acelera São Paulo, que leva o ex-prefeito de São Paulo João Doria (PSDB) como candidato a governador do estado

Datena: o apresentador chegou a flertar com a candidatura à Presidência, mas definiu pela corrida ao Senado (Datena/Divulgação)

Datena: o apresentador chegou a flertar com a candidatura à Presidência, mas definiu pela corrida ao Senado (Datena/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de junho de 2018 às 05h59.

Última atualização em 28 de junho de 2018 às 07h19.

A eleição de 2018 ganha nesta quinta-feira o seu primeiro outsider de peso – ainda que não seja na corrida à Presidência da República. O apresentador José Luiz Datena, recém-filiado ao DEM, anuncia hoje sua candidatura ao Senado Federal. Ele faz parte da chapa Acelera São Paulo, que leva o ex-prefeito de São Paulo João Doria (PSDB) como candidato a governador do estado.

No evento de lançamento da candidatura, Datena conta com a presença de líderes dos partidos aliados. Além de Doria, estarão presentes o deputado federal e líder do DEM na Câmara, Rodrigo Garcia (DEM-SP), o deputado federal Guilherme Mussi (PP-SP), o ministro da Ciência e Tecnologia e presidente do PSD, Gilberto Kassab, o presidente nacional do PRB e ex-ministro, Marcos Pereira, o presidente estadual do PSDB, Pedro Tobias, entre outros.

Será a primeira eleição em que o apresentador da Rede Bandeirantes participa como concorrente. Datena tomou algum tempo decidindo entre a corrida ao Senado ou uma candidatura à Presidência da República. Chegou a desistir do Legislativo, mas voltou atrás.

O clima de vaivém lembra 2016. Datena foi aos holofotes ao ameaçar entrar na disputa pela Prefeitura de São Paulo. “Digamos que ele é alguém que traz mais retórica do que um projeto concreto”, disse em entrevista a EXAME naquela época Marco Antonio Teixeira, professor do departamento de Gestão Pública da FGV de São Paulo.

A firmeza das propostas, porém, faz mais diferença na disputa por cargos no Executivo. É tradição que nomes conhecidos, em especial de longas carreiras na TV, saiam-se bem para Câmara e Senado. Celso Russomanno, também apresentador de TV, foi do deputado federal mais votado em 2014. Datena tem, segundo analistas, boas chances de repetir o desempenho, desta vez, na Casa vizinha.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteDemocratas (DEM)Eleições 2018Exame HojeJoão Doria JúniorSenado

Mais de Brasil

Mais de 600 mil imóveis estão sem luz em SP após chuva intensa

Ao lado de Galípolo, Lula diz que não haverá interferência do governo no Banco Central

Prefeito de BH, Fuad Noman vai para a UTI após apresentar sangramento intestinal secundário

Veja os melhores horários para viajar no Natal em SP, segundo estimativas da Artesp