Brasil

Ciro Gomes diz que vai tributar heranças de forma progressiva

O pré-candidato pelo PDT participou do CEO Conference, evento do BTG Pactual que teve início na terça, 22

Ciro Gomes (PDT). (Nacho Doce/Reuters)

Ciro Gomes (PDT). (Nacho Doce/Reuters)

GG

Gilson Garrett Jr

Publicado em 23 de fevereiro de 2022 às 15h20.

O pré-candidato à presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, explicou, nesta quarta-feira, 23, suas principais ideias econômicas para atrair investimentos e garantir a responsabilidade fiscal. Entre as proposições que ele quer implementar caso seja eleito em outubro deste ano é a taxação de heranças.

“Vou tributar as heranças de forma progressiva. Se eu ganhar, eu ganho com essa ideia também. O tempo das reformas são nos seis primeiros meses de governo”, disse ele durante o CEO Conference, evento do BTG Pactual que teve início na terça, 22.

Ainda de acordo com o ex-governador do Ceará, não só ele, mas todos os candidatos deveriam assumir uma responsabilidade para dar sustentabilidade atemporal entre a dívida pública e receita. Além disso, ele tem uma receita para garantir que os investimentos públicos continuem, respeitando o teto de gastos.

“A austeridade fiscal é um tema central. No Ceará o investimento foi excluído do teto, com o dinheiro livre. Com isso, conseguimos ter o estado com o maior investimento per capita do Brasil”, afirmou.

Outra proposta passa por diminuir a renúncia fiscal. “A cesta básica no imaginário popular deveria ser imune a impostos, mas tem produtos como salmão, filé mignon e queijo suíço. Precisamos tirar esses itens para assim liberar 7 bilhões de reais”, disse.

Sobre um eventual segundo turno entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes disse que vai “fazer de tudo” para que este cenário não se concretize.

O CEO Conference reúne nos dias 22 e 23 de fevereiro os principais líderes empresariais, políticos e da sociedade civil do Brasil. Este ano, o principal objetivo da reunião é debater os desafios do país e as principais tendências em economia, política e tecnologia para 2022. O evento é organizado pelo BTG Pactual (do mesmo grupo que controla a EXAME).

Entre os participantes confirmados estão o presidente da República, Jair Bolsonaro, e os pré-candidatos João Doria (PSDB), governador do estado de São Paulo, o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro (Podemos), e o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT).

Acompanhe tudo sobre:Ciro GomesEleições 2022PDT

Mais de Brasil

Lula recebe Lira e Pacheco diante de impasse sobre pagamento de emendas e votação de ajuste fiscal

Governo cria grupo de trabalho com propostas no combate ao vício em bets

Barroso termina uso obrigatório de câmaras corporais pela PM de SP

Dino rejeita pedido de reconsideração da AGU e mantém regras para emendas parlamentares