Brasil

Ciro e o PDT valem muito mais do que os votos que fizeram, diz Lula sobre apoio

O ex-governador do Ceará ficou em quarto lugar, com 3,5 milhões de votos válidos — equivalente a 3,04%

Lula e Ciro: PDT apoiou o ex-presidente no segundo turno (Montagem/Exame)

Lula e Ciro: PDT apoiou o ex-presidente no segundo turno (Montagem/Exame)

GG

Gilson Garrett Jr

Publicado em 5 de outubro de 2022 às 15h40.

Última atualização em 5 de outubro de 2022 às 15h52.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avaliou que o apoio do PDT e de Ciro Gomes a sua candidatura é fundamental para o segundo turno. "O Ciro não é 3% de votos, o Ciro é mais do que isso", disse o petista em uma coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira, 5, ao lado do presidente do PDT, Carlos Lupi.

Lula ainda disse que Ciro é do "tipo de pessoa que ele gosta de graça, mesmo quando falam mal". "O Ciro é uma pessoa que às vezes pessoalmente é muito diferente do que é no palco de luta. Às vezes fazemos tipo, e fazemos coisas que não fazemos na vida normal. O Ciro e o PDT valem muito mais do que os votos que fizeram", afirmou.

O ex-governador do Ceará ficou em quarto lugar, com 3,5 milhões de votos válidos — equivalente a 3,04%. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Ciro disse que acompanha a decisão do partido, mas não citou, em nenhum momento o nome do ex-presidente lula ou mesmo a palavra PT.

Na manhã desta quarta-feira, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) declarou voto em Lula "por uma história de luta pela democracia e inclusão social", disse em uma publicação em rede social. A postagem estava junto com fotos dos dois. 

O anúncio do apoio de Simone Tebet, do MDB, é esperada para o fim da tarde desta quarta-feira. Mais cedo, os dois almoçaram na casa da ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy (Solidariedade) para acertar os detalhes do acordo. Tebet entregou ao ex-presidente cinco sugestões para o programa de governo do candidato petista, incluindo pontos como reformas administrativa e tributária.

LEIA TAMBÉM

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:PolíticaLuiz Inácio Lula da SilvaEleiçõesCiro Gomes

Mais de Brasil

Relator no TSE vota pela absolvição do senador Jorge Seif, acusado de abuso de poder econômico

Câmara aprova urgência de projeto que cria incentivos para instalação de data centers no Brasil

Crescimento anual de 20% nos gastos públicos exigirá ajuste fiscal, diz Mansueto

Novo aciona TSE contra Lula por desfile da Acadêmicos de Niterói