Cidade de Deus tem 1º caso confirmado de coronavírus, diz secretaria
A chegada da pandemia à favelas é uma das maiores preocupações, devido às condições de higiene e da proximidade das moradias
Estadão Conteúdo
Publicado em 22 de março de 2020 às 12h26.
A pandemia do coronavírus chegou à comunidade Cidade de Deus , uma das maiores favelas na zona oeste do Rio , segundo painel disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde, que atualiza os casos na cidade, com um caso registrado na noite deste sábado (21). Ao todo, a capital do Rio de Janeiro tem 103 casos do covid-19 confirmados, sendo 64 na zona sul da cidade. Já são 29 bairros com registro da doença.
A chegada da pandemia nas favelas era uma das maiores preocupações das autoridades, devido às condições de higiene nas comunidades e da proximidade das moradias.
Conforme já havia sido destacado no sábado pelo prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, em coletiva online, a zona sul e a zona oeste da capital têm sido a mais afetadas. A Barra da Tijuca era o bairro que registrava mais casos (18) seguido pelo Leblon com 16 e Ipanema, 10 - são os bairros mais nobres da cidade.
São Conrado registrou até o momento oito casos e o Jardim Botânico, cinco. Botafogo, Flamengo e Copacabana, também na zona sul, quatro casos, o mesmo registrado por Vila Isabel, o único bairro da zona norte que figura na contabilidade da secretaria.
As mulheres vêm sendo as mais infectadas, com 53,8% do total conhecido e os homens com 40,8%.