Rio Grande do Sul: estado está em situação de calamidade pública devido às fortes chuvas (Ricardo Stuckert/Brazilian Presidency/AFP)
Repórter de finanças
Publicado em 6 de maio de 2024 às 09h42.
Última atualização em 6 de maio de 2024 às 12h08.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul (RS) divulgou, às 9h desta segunda-feira, 6, o balanço atualizado do número de mortos pelos temporais que atingem o estado. Segundo o último levantamento, 83 pessoas morreram por consequência das fortes chuvas que se alastram no estado e ao menos 111 pessoas seguem desaparecidas. Outros 4 óbitos estão em investigação.
*Está sendo apurado se os óbitos têm relação com os eventos meteorológicos.
Para reforçar as medidas de prevenção, as pessoas podem se inscrever e receber alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. Basta enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Após isso, uma confirmação será enviada, habilitando o número para receber as informações sempre que forem emitidas.
Além disso, é possível se cadastrar por meio do aplicativo WhatsApp. Para utilizar o serviço, é necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou clicando no link fornecido. Em seguida, basta interagir com o robô de atendimento enviando uma mensagem simples como "Oi". Após essa primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra de seu interesse para começar a receber as mensagens enviadas pela Defesa Civil estadual.
A Defesa Civil orienta que, em caso de emergências, morador telefone para o Corpo de Bombeiros (193), Polícia Militar (190) ou para a própria Defesa Civil (199). Além disso, o órgão alerta para que o mortador:
*Matéria em atualização