Brasil

Chuvas intensas voltam a causar estragos em cidades do interior de SP

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, as temperaturas caem acentuadamente de segunda para terça-feira, 8

SP: depois de um período de tempo seco, as chuvas voltaram com forte intensidade e causaram estragos (Rovena Rosa/Agência Brasil)

SP: depois de um período de tempo seco, as chuvas voltaram com forte intensidade e causaram estragos (Rovena Rosa/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 8 de abril de 2019 às 12h06.

Sorocaba — Depois de um período de tempo seco, as chuvas voltaram com forte intensidade e causaram estragos, neste fim de semana, em ao menos cinco cidades do interior de São Paulo. Na noite deste domingo, 7, um temporal alagou o terminal rodoviário e as ruas da região central de Monte Mor, na região de Campinas.

A chuva forte derrubou um muro e uma onda de lama invadiu três casas. Os moradores foram retirados pela Defesa Civil, mas perderam móveis e eletrodomésticos. O Rio Capivari transbordou e inundou chácaras e sítios no bairro Água Choquinha. Conforme a Defesa Civil, choveu 154 mm na cidade.

Em Mogi Guaçu, a chuva forte alagou ruas nos bairros Santa Terezinha, Santa Cecília e Parque Nova Canaã. Ao menos dez casas tiveram alagamentos, mas os moradores não precisaram deixar os imóveis. Ruas ficaram alagadas e houve quedas de árvores, na madrugada deste domingo, 7, em Sorocaba. Houve alagamentos no centro e na zona oeste. No bairro Retiro São João a queda de uma árvore atingiu uma casa, mas ninguém se machucou.

A cidade de Bauru, na região noroeste do Estado, voltou a ser atingida por fortes chuvas. Na região central, trechos de ruas viraram rios e a correnteza chegou a arrastar carros. No Jardim São Crispim, ao menos 15 casas ficaram alagadas e duas famílias tiveram de ser levadas para casas de parentes. Parte da cidade ficou sem energia durante o temporal.

Em Jaú, na mesma região, casas foram inundadas e carros foram arrastados pela enxurrada. Um deles foi levado para uma casa em obras e ficou com as rodas para cima, depois que o muro desabou. Bombeiros foram mobilizados para resgatar pessoas ilhadas em automóveis, mas ninguém se feriu.

Tempo instável

A segunda-feira, 8, amanheceu com pancadas de chuva em muitas áreas e ao longo do dia há previsão de chuvas intensas em grande parte do Estado de São Paulo. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas caem acentuadamente de segunda para terça-feira, 8, especialmente no sudeste e leste do Estado.

Acompanhe tudo sobre:ChuvasClimaMudanças climáticas

Mais de Brasil

PF envia ao STF pedido para anular delação de Mauro Cid por contradições

Barroso diz que golpe de Estado esteve 'mais próximo do que imaginávamos'

Plano de assassinato de Lula surpreende Planalto: é pior que o 8 de janeiro, dizem assessores

Biometano pode abastecer metade da energia para a indústria de SP, diz secretária do Meio Ambiente