Brasil

Charles Michel diz ter tido conversa 'importante' com Lula antes de reunião do Conselho Europeu

Na reunião desta terça-feira, os líderes da União Europeia irão discutir a situação atual no Oriente Médio

Em seu Twitter, o belga apontou que o Brasil atualmente ocupa a presidência do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (CSONU), (iStock/Getty Images)

Em seu Twitter, o belga apontou que o Brasil atualmente ocupa a presidência do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (CSONU), (iStock/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 17 de outubro de 2023 às 13h18.

Última atualização em 17 de outubro de 2023 às 13h48.

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, conversou nesta terça-feira, 17, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva antes do encontro extraordinário do organismo que preside, que ocorre nesta terça-feira, 17, no que chamou de uma "importante ligação".

Em seu Twitter, o belga apontou que o Brasil atualmente ocupa a presidência do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (CSONU), e disse "trabalhar em conjunto para evitar uma escalada e um desastre humanitário", visando a recente guerra entre Israel e o Hamas.

Direito internacional

"Todas as partes devem cumprir o direito internacional", afirmou Michel, que concluiu que os líderes buscarão também "esforços para alcançar uma paz duradoura e sustentável baseada na solução de dois Estados" para o conflito.

Na reunião desta terça-feira, os líderes da União Europeia irão discutir a situação atual no Oriente Médio. Entre os temas previstos estão direito internacional e assistência humanitária, envolvimento com atores regionais, potenciais consequências de segurança e o risco de ondas migratórias progressivas.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaONU

Mais de Brasil

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso