Brasil

Chances de Temer ficar aumentaram, diz Eurasia

Última semana foi positiva para o presidente, mas as chances de queda ainda são maiores, segundo a consultoria

Michel Temer: chances do presidente cair agora são de 60%, segundo a Eurasia (REUTERS/Ueslei Marcelino/Reuters)

Michel Temer: chances do presidente cair agora são de 60%, segundo a Eurasia (REUTERS/Ueslei Marcelino/Reuters)

Luiza Calegari

Luiza Calegari

Publicado em 6 de junho de 2017 às 15h59.

Última atualização em 6 de junho de 2017 às 16h34.

São Paulo - Diante dos fatos da última semana, as chances de Michel Temer se manter na presidência aumentaram de 30% para 40%, segundo a consultoria Eurasia.

Isso significa que as chances de queda caíram, de 70% para 60%, mas ainda há mais fatores contra do que a favor do presidente.

As duas pedras no sapato de Temer se chamam Rodrigo: o ex-deputado Rocha Loures, que foi preso e pode ligá-lo à Lava Jato em uma eventual delação premiada, e o procurador-geral Janot, que pode apresentar denúncia contra ele ainda nesta semana.

Esses fatores, combinados, levam a Eurasia a apostar que os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vão pedir vistas no processo que pode levar à cassação da chapa Dilma-Temer, pedindo mais tempo para avaliar o caso.

A Eurasia também fez uma avaliação do panorama político brasileiro, destacando que há grandes chances de o PSDB abandonar o governo, mesmo que isso não aconteça ainda nessa semana.

Mesmo que as lideranças impeçam uma saída oficial, a consultoria afirma que parte dos deputados vai romper por conta própria, o que também vai afetar a governabilidade de Temer para aprovar as reformas que prometeu ao mercado.

O maior risco é a reforma da Previdência, já que, segundo a Eurasia, a reforma trabalhista deve passar na Comissão de Assuntos Econômicos hoje e nas outras comissões, chegando a plenário depois do dia 15.

Acompanhe tudo sobre:ConsultoriasGoverno TemerMichel TemerOperação Lava JatoPSDBReforma da PrevidênciaReforma trabalhistaRodrigo JanotTSE

Mais de Brasil

Lula se solidariza com familiares de vítimas de acidente aéreo

Quem foi Luiz Galeazzi, empresário morto em queda de avião em Gramado

Em SP, 65.000 seguem sem luz e previsão é de chuva para a tarde deste domingo

Sobe para 41 número de mortos em acidente em Minas Gerais