Brasil

Chanceler Angela Merkel cumprimenta Dilma por reeleição

Durante a conversa, Merkel manifestou o desejo de “fortalecer os mecanismos bilaterais de diálogo e cooperação” com o Brasil, segundo Secretaria de Imprensa


	Dilma: desde segunda-feira, presidente tem recebido cumprimentos de mandatários de vários países
 (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Dilma: desde segunda-feira, presidente tem recebido cumprimentos de mandatários de vários países (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de outubro de 2014 às 17h44.

Brasília - A presidente Dilma Rousseff recebeu telefonema da chanceler alemã, Angela Merkel, cumprimentando-a pela reeleição no último domingo (26).

De acordo com a Secretaria de Imprensa da Presidência da República, durante a conversa, Angela Merkel manifestou o desejo de “fortalecer os mecanismos bilaterais de diálogo e cooperação” com o Brasil.

Dilma recebeu a ligação telefônica às 12h40 desta quarta-feira (29), e a conversa durou dez minutos.

A chanceler alemã e Dilma expressaram, na conversa, intenção de se encontrarem à margem da próxima Cúpula do G20 (grupo que reúne as 20 maiores economias mundiais) em Brisbane, na Austrália.

Os chefes de Estado do G20 têm encontro marcado nos próximos dias 15 e 16 de novembro.

Desde segunda-feira (27), a presidente tem recebido cumprimentos de mandatários de vários países.

Ontem (28), em ligação telefônica, o presidente Barack Obama sugeriu dar início a um trabalho com o Brasil no intuito de preparar a visita de Estado de Dilma aos Estados Unidos “em momento oportuno”.

O objetivo do encontro com Dilma na Austrália, como disse a chanceler alemã ao telefone, é programar mais detalhes da Reunião de Consultas Intergovernamentais de Alto Nível Brasil-Alemanha, que será em 2015 no Brasil.

Ainda segundo o Palácio do Planalto, a chefe do governo brasileiro respondeu ressaltando a importância de o encontro ocorrer em breve.

As consultas são um mecanismo de diálogo sobre temas internacionais e também de interesse dos dois países.

Dilma deve viajar ainda nesta tarde para a Base Naval de Aratu, na Bahia, onde pretende descansar por uns dias após a campanha à reeleição.

Acompanhe tudo sobre:Angela MerkelDilma RousseffDiplomaciaEleiçõesEleições 2014PersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

8 de janeiro: após dois anos dos ataques, STF mira financiadores dos atos golpistas

Com presença de Moraes e ausência de Pacheco: veja quem irá ao ato de Lula no 8/1

Entrega de obras restauradas e 'abraço da democracia' marcarão ato por 2 anos do 8/1

Ministros do STF minimizam impacto de decisão da Meta no Brasil