Brasil

CGU abre mais 9 processos no caso Petrobras e SBM

A decisão pela abertura de novos processos é fruto de uma sindicância instaurada pela CGU no primeiro semestre


	Petrobras: segundo a CGU, funcionários cuja participação no caso seja comprovada correm risco de demissão
 (Acordo salgado)

Petrobras: segundo a CGU, funcionários cuja participação no caso seja comprovada correm risco de demissão (Acordo salgado)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de dezembro de 2014 às 13h09.

São Paulo - O ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, determinou, nesta terça-feira, 2, a abertura de mais sete processos administrativos contra empregados, gerentes e ex-gerentes da Petrobras.

A CGU também determinou duas sindicâncias patrimoniais para apurar suspeitas de incompatibilidade patrimonial dos servidores da estatal investigados pela Operação Lava Jato.

A decisão pela abertura de novos processos é fruto de uma sindicância instaurada pela CGU no primeiro semestre, cujo escopo eram as relações da Petrobras com a empresa holandesa SBM Offshore.

A sindicância investigava suposta obtenção de vantagens indevidas da multinacional e o pagamento de propina a agentes públicos federais.

Segundo a CGU, funcionários cuja participação no caso seja comprovada correm risco de demissão.

Caso os servidores deixem o cargo, a CGU diz que poderá haver a conversão em destituição ou demissão por justa causa, com eventual proibição de retorno a empregos públicos.

É a segunda vez que a CGU abre uma série de processos contra agentes públicos supostamente envolvidos no esquema da Petrobras e a SBM.

Na primeira etapa, a corregedoria pediu abertura de seis processos e uma sindicância patrimonial, além do processo de responsabilização da empresa holandesa, que poderá acarretar o impedimento de celebrar novos contratos com a estatal.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEstatais brasileirasEmpresas estataisPetrobrasCapitalização da PetrobrasPetróleoGás e combustíveisIndústria do petróleoOperação Lava JatoCGU

Mais de Brasil

Litoral de São Paulo tem 22 ocorrências de afogamento em um único dia

Função renal de Bolsonaro melhora, mas médicos reforçam antibióticos

Eleições 2026: o que explica o crescimento de Flavio e a queda de Lula?

Eleições 2026: quem são os possíveis candidatos ao Senado da Bahia?