Brasil

CESP reduz vazão em Jupiá e Porto Primavera

Companhia pretende possibilitar a recuperação do nível mínimo operacional do reservatório de Ilha Solteira


	Cabos de alta-tensão da CESP na usina hidrelétrica da companhia em Paraibuna
 (Marcos Issa/Bloomberg News/Bloomberg)

Cabos de alta-tensão da CESP na usina hidrelétrica da companhia em Paraibuna (Marcos Issa/Bloomberg News/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de agosto de 2014 às 18h12.

São Paulo - A CESP iniciou testes para reduzir a vazão dos reservatórios de Jupiá e Porto Primavera, de forma a possibilitar a recuperação do nível mínimo operacional do reservatório de Ilha Solteira.

O procedimento tem início após decisão proferida pelo juiz federal Rafael Andrade de Margalho, de Jales (SP), a qual determinou a suspensão da geração de energia em Ilha Solteira.

Em nota enviada ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, a CESP informou que a vazão do reservatório de Jupiá será reduzida de 3.700 metros cúbicos por segundo para 2.500 metros cúbicos por segundo.

Já a vazão de Porto Primavera passará de 4.300 m?/s para 3.000 metros cúbicos por segundo. O início dos testes, segundo a estatal paulista, foi autorizado pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A usina Ilha Solteira, por sua vez, continua operando, "de acordo com a programação estabelecida pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)", destacou a estatal paulista.

Procurado, o ONS informou que advogados estão em contato com o juiz em Jales para discutir a decisão proferida na quarta-feira passada, dia 20.

A ação em questão foi ajuizada, de acordo com a Agência Brasil, por associações de piscicultores que reclamam prejuízos provocados pelo baixo nível das represas na região de Santa Fé do Sul (SP).

Para garantir a recuperação do nível da água na região e evitar os danos causados aos piscicultores, o juiz determinou a suspensão das atividades em Ilha Solteira. O não cumprimento da ordem judicial está sujeito a uma multa diária de R$ 100 mil.

A usina Ilha Solteira é o principal complexo gerador da CESP, com capacidade instalada de 3.444 MW, o dobro da capacidade instalada das usinas de Jupiá e Porto Primavera de forma conjunta. Juntas, as duas usinas têm capacidade para gerar 3.091 MW.

Acompanhe tudo sobre:ÁguaCESPEmpresasEmpresas estataisEnergiaEnergia elétricaEstatais brasileirasHidrelétricasServiçosUsinas

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU