Brasil

Centros de inspeção veicular reabrem em SP

Liminar na Justiça determinou a reativação do serviço de inspeção veicular ambiental feito pela Controlar na cidade

Carros passam por inspeção veicular em São paulo (Marcos Santos/USP imagens)

Carros passam por inspeção veicular em São paulo (Marcos Santos/USP imagens)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 9 de janeiro de 2014 às 19h21.

São Paulo – Todos os 16 centros de inspeção veicular ambiental da Controlar foram reabertos na manhã desta quinta-feira (17), em São Paulo. A empresa, responsável pela implantação e execução do programa na cidade, conseguiu uma liminar da Justiça para retomar suas atividades, que haviam sido suspensas pelo prefeito Fernando Haddad.

Em nota, a Controlar diz que os motoristas que já realizaram o agendamento devem comparecer no horário e local escolhido para a sua vistoria. De acordo com a empresa, cerca de 3.200 veículos já possuem inspeção agendada para esta quinta-feira. Proprietários de veículos que agendaram a inspeção para os dias 14, 15 e 16 de outubro deverão realizar um novo agendamento.

A empresa destaca ainda que “neste momento a prioridade é de apoio ao munícipe da cidade de São Paulo. Informa que está buscando junto à Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) a melhor forma de atender a população, inclusive considera a possibilidade de trabalhar em horário estendido, para garantir que todos possam regularizar seus veículos”.

Divergências sobre o contrato

Na última sexta-feira (11), a prefeitura de SP infirmou que o contrato com a empresa Controlar havia terminado, e que até segunda (14), ninguém mais precisaria fazer a inspeção veicular até que uma nova licitação para contratação de empresas para realizar o serviço fosse feita.

Com a medida, cerca de 300 mil veículos que fariam a inspeção ainda este ano ficariam isentos de fazer a checagem. No entanto, a Controlar defende que o contrato firmado em 1998, na gestão Celso Pitta, vale até 2018. Cabe recurso da prefeitura à decisão.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosMeio ambientePoluiçãoVeículos

Mais de Brasil

Ex-BBB, ex de Zezé e Luisa Mell são candidatos a vereador pelo União Brasil em SP

As cidades mais caras para viver no Brasil

Enchentes causam mais de R$ 10 bilhões em prejuízos ao Rio Grande do Sul, mostra relatório

SP deve ficar ao menos 6ºC mais quente até 2050, com eventos extremos do clima no estado

Mais na Exame