Jovair Arantes, líder do PTB na Câmara, oferece jantar a líderes do Centrão para discutir reforma política
Marcelo Ribeiro
Publicado em 18 de outubro de 2016 às 10h28.
Brasília – Em jantar organizado pelo deputado Jovair Arantes (PTB-GO), líderes de partidos que integram o chamado “Centrão”, bloco informal que reúne algumas legendas de centro-direita na Câmara, não esconderam o desconforto pela indicação de um parlamentar petista para a relatoria da reforma política na Casa.
A comissão para discutir mudanças no atual sistema eleitoral brasileiro na Casa deve ser instaurada nesta semana.
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), escalou o deputado Vicente Cândido (PT-SP) para a relatoria da proposta na semana passada. Convidados consultados por EXAME.com afirmaram que nenhum dos líderes presentes aprovou a indicação do petista.
Os líderes Rogério Rosso (PSD-DF), Baleia Rossi (PMDB-SP), Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), Aelton Freitas (PR-MG), Márcio Marinho (PRB-BA) e Paulinho da Força (SD-SP) eram alguns dos convidados de Jovair. No cardápio, peixada com pirão e filé mignon, arroz e salada.
A EXAME.com, Rosso afirmou que o prato principal foi reforma política. De acordo com o líder do PSD, a sucessão da presidência da Câmara não foi tratada em nenhum momento.
“Há um consenso de que o tema sucessão só deve ser tratado após a aprovação da PEC do teto de gastos na Câmara em segundo turno. A prioridade agora precisa ser a aprovação de medidas que deem fôlego a economia”, disse Rosso.
Em uma discussão, classificada como preliminar, sobre os itens da reforma política, os líderes deram seu posicionamento sobre os itens propostos. Entre os assuntos abordados, destaque para o fim das coligações partidárias em eleições proporcionais, a instituição da cláusula de barreira para os partidos políticos e a extinção da obrigatoriedade do voto.