Brasil

Cedae recebe equipamento para tratar água com gosto de terra no Rio

A aplicação do carvão, que será usado para "limpar" a água, na caixa de chegada da estação de tratamento, ocorrerá até a próxima semana

Cedae: empresa diz que o estado da água não é prejudicial à saúde (Cedae/Divulgação)

Cedae: empresa diz que o estado da água não é prejudicial à saúde (Cedae/Divulgação)

AB

Agência Brasil

Publicado em 17 de janeiro de 2020 às 12h59.

Chegou na manhã desta sexta (17) à Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu, na Baixada Fluminense, o primeiro dos três caminhões com o maquinário que vai ser utilizado pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) para aplicar carvão ativado na água, método para combater a presença de geosmina.

A substância é produzida por algas e deixou a água distribuída para a região metropolitana do Rio de Janeiro com gosto e cheiro de terra. Segundo especialistas, a geosmina não é prejudicial à saúde, mas sua presença vem gerando queixas dos consumidores e um aumento da demanda por água mineral.

Pelo tamanho do equipamento, o transporte precisa ser feito durante a noite. Mais dois caminhões devem chegar ainda neste fim de semana à estação da Cedae.

 

O conjunto inclui um silo, dois tanques de preparo da suspensão do carvão ativado, caixa dosadora e a bomba peristáltica. Segundo a Cedae, a estrutura foi feita sob medida para atender ao porte da estação de tratamento, que é a maior do mundo em produção contínua.

Além da montagem dos equipamentos, é necessário esperar também a chegada do carvão ativado, com saída prevista do Paraná ao meio dia desta sexta. A utilização do carvão na caixa de chegada da estação de tratamento ocorrerá até a próxima semana.

Acompanhe tudo sobre:ÁguaCedaeRio de Janeiro

Mais de Brasil

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso