Brasil

Casos de intoxicação por metanol chegam a 16 no Brasil, com mortes confirmadas em SP

Ministério da Saúde atualiza diariamente dados sobre ingestão de bebidas adulteradas

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 6 de outubro de 2025 às 07h36.

O Ministério da Saúde anunciou neste domingo que o número de casos confirmados de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica subiu para 16 — dois deles em Curitiba (PR), os primeiros fora do estado de São Paulo. Além disso, estão sendo analisadas outras 209 notificações suspeitas, que ainda aguardam o resultado de exames.

Desses casos, há duas mortes confirmadas, ambas em São Paulo, e 13 em investigação (7 em SP, 3 em PE, 1 no MS, 1 em PB e 1 no CE). As informações são enviadas pelos estados e consolidadas pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional (CIEVS).

Distribuição dos casos pelo país

Em São Paulo, epicentro da crise, são 14 casos confirmados e 192 suspeitos. Neste domingo, o Ceará notificou o primeiro caso suspeito. Ao todo, 13 estados registram casos: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rondônia, São Paulo, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba e Ceará. Os estados da Bahia e Espírito Santo tiveram os casos registrados descartados.

Atualizações e divulgação

As informações consideram os registros enviados pelos estados até às 16h deste domingo e estão sujeitas a atualizações locais, segundo o Ministério da Saúde. Os dados são divulgados nos canais oficiais do Ministério da Saúde diariamente, a partir das 17h.

Acompanhe tudo sobre:MetanolBrasilMinistério da Saúde

Mais de Brasil

Caso Marielle: Moraes solicita data para julgamento dos acusados

Exame toxicológico será obrigatório para 1ª CNH após derrubada de vetos

Aumento real foi zero, diz secretária de SP sobre reajuste da Sabesp

Congresso derruba veto a PL que isenta Embrapa de taxas para pesquisas