Brasil

Carvalho terá que esclarecer conduta do presidente do Cade

Deputados querem esclarecer porque Carvalho omitiu o fato de que trabalhou no gabinete do deputado Simão Pedro no período da aprovação de seu nome pelo Senado


	Gilberto Carvalho: ministro deverá ser questionado sobre o vazamento de informações e documentos sigilosos que ficavam sob a responsabilidade do Conselho
 (Wilson Dias/ABr)

Gilberto Carvalho: ministro deverá ser questionado sobre o vazamento de informações e documentos sigilosos que ficavam sob a responsabilidade do Conselho (Wilson Dias/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de dezembro de 2013 às 16h23.

Brasília – O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, vai receber, nos próximos dias, convite para prestar esclarecimentos sobre a conduta do atual presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Vinícius Marques de Carvalho, nomeado em maio do ano passado.

A decisão foi aprovada hoje (11) pelos deputados da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara que querem esclarecer porque Marques de Carvalho omitiu o fato de que trabalhou no gabinete do deputado estadual petista Simão Pedro (SP), no período da aprovação de seu nome pelo Senado, para a presidência do Cade.

Caso compareça ao colegiado, em data a ser marcada entre parlamentares e a assessoria do Planalto, Gilberto Carvalho também deverá ser questionado sobre o vazamento de informações e documentos sigilosos que ficavam sob a responsabilidade do Conselho.

Os documentos apontam a participação de pessoas ligadas ao PSDB em denúncias de propinas pagas por empresas.

O requerimento para convite do ministro foi apresentado por dois parlamentares tucanos: o líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), e Vanderlei Macris (SP).

No fim de maio, Vinícius Marques de Carvalho foi indicado pela presidenta Dilma Rousseff para assumir a presidência do Cade ao lado de Carlos Emmanuel Joppert Ragazzo, para o cargo de superintendente-geral do órgão, e Alessandro Serafin Octaviani Luis, para a função de conselheiro.

Os três nomes foram aprovados pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e Vinícius Marques assumiu como presidente do Conselho em agosto de 2012.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosPolíticaPolítica no Brasil

Mais de Brasil

Quem é Álvaro Damião, vice de Fuad, que assume interinamente a Prefeitura de BH

Qual o prazo para trocar a placa cinza pela do Mercosul? Entenda a regra

Prefeito interino de BH perde secretaria após atrito com vereadores

Eleitores têm até terça-feira para justificar ausência nas eleições de 2024; veja como