Brasil

Carta de Bolsonaro a Biden foi bastante construtiva, diz embaixador dos EUA

O embaixador dos Estados Unidos afirmou que "uma transição presidencial é um tempo de oportunidades" e defendeu a realização de reformas econômicas no Brasil

Bolsonaro cumprimentou Joe Biden e disse estar pronto para trabalhar pela prosperidade dos dois países (Alan Santos/PR/Reuters)

Bolsonaro cumprimentou Joe Biden e disse estar pronto para trabalhar pela prosperidade dos dois países (Alan Santos/PR/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 21 de janeiro de 2021 às 09h54.

Última atualização em 21 de janeiro de 2021 às 11h59.

O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, avaliou como "bastante construtiva" a carta do presidente Jair Bolsonaro ao recém-empossado presidente americano Joe Biden e destacou as menções do brasileiro à aproximação dos dois países.

Em entrevista à rádio CBN, Chapman afirmou que "uma transição presidencial, seja no Brasil, seja nos Estados Unidos, é um tempo de oportunidades, de identificar quais são as prioridades de um lado ou de outro, de buscar entendimentos e de ter um diálogo direto, que não seja através da imprensa".

Além disso, Chapman defendeu a realização de reformas econômicas no Brasil, que segundo ele aproximam o país de ser aceito como membro da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Segundo o embaixador americano, muitas reformas têm avançado no País, sob o governo atual e o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Questionado sobre os riscos de que o Brasil sofra críticas por seu desempenho no meio ambiente, Chapman lembrou que esse é um tema que deve receber "uma ênfase muito grande" do governo de Joe Biden. Sem falar em punições, o embaixador disse que os dois países podem "explorar quais são as oportunidades e chegar a acordos benéficos não apenas para o Brasil e os EUA, mas para o mundo".

Bolsonaro cumprimentou nesta quarta-feira o recém-empossado presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em mensagem no Twitter, e disse estar pronto para trabalhar pela prosperidade dos dois países.

“Cumprimento Joe Biden como 46º Presidente dos EUA. A relação (Brasil e EUA) é longa, sólida e baseada em valores elevados, como a defesa da democracia e das liberdades individuais. Sigo empenhado e pronto para trabalhar pela prosperidade de nossas nações e o bem-estar de nossos cidadãos”, disse.

“Estamos prontos, ademais, para continuar a nossa parceria em prol do desenvolvimento sustentável e da proteção do meio ambiente, em especial a Amazônia, com base em nosso Diálogo Ambiental, recém-inaugurado”, disse.

“Noto, a propósito, que o Brasil demonstrou o seu compromisso com o Acordo de Paris com a apresentação de suas novas metas nacionais”, reforçou ele, na missiva.

Acompanhe tudo sobre:DiplomaciaEstados Unidos (EUA)Governo BolsonaroJoe Biden

Mais de Brasil

CNH definitiva: como pagar a taxa e solicitar documento

Com chuva e granizo, Inmet emite alerta para 16 estados e ventos podem chegar a 100 km/h

Servidor púbico poderá ser contratado via CLT? Entenda decisão do STF

Apagão pós-chuva atinge São Paulo novamente e mais de 60 mil imóveis são afetados