Brasil

Carro sem inspeção poderá ser licenciado em SP

Os mais de 13 mil veículos que faltavam passar pelo programa Controlar, que termina nesta sexta, poderão ser licenciados até a contratação de um novo serviço


	Inspeção veicular: a gestão Fernando Haddad (PT) promete divulgar hoje regras de transição para o futuro serviço
 (Marcos Santos/USP imagens)

Inspeção veicular: a gestão Fernando Haddad (PT) promete divulgar hoje regras de transição para o futuro serviço (Marcos Santos/USP imagens)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de janeiro de 2014 às 08h00.

São Paulo - No último dia de inspeção veicular ambiental pela empresa Controlar, muitos paulistanos ainda não sabiam como proceder caso não tenham levado o seu veículo para a vistoria, que se encerra às 19h desta sexta-feira, 31.

Até esta quinta-feira, 30, 3.024.042 veículos passaram pela inspeção referente ao calendário 2013. Ainda faltavam passar pelo programa 13.433. Outros 69.733 fizeram os testes e não foram aprovados.

Há uma certeza, no entanto: por ora, não será mais necessário ter a inspeção em dia para licenciar o veículo. Isso, até que a Prefeitura estabeleça os novos parâmetros da inspeção, que pode voltar ainda neste ano, com outras diretrizes. A gestão Fernando Haddad (PT) promete divulgar hoje regras de transição para o futuro serviço.

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), responsável por licenciar os veículos, caso a Prefeitura suspenda a inspeção a partir deste sábado, 1, "o licenciamento dos veículos registrados na capital não estará mais condicionado à aprovação na inspeção". No início do mês, a Prefeitura sinalizou que o programa pode retornar a partir de maio.

De acordo com a gestão Haddad, a portaria que regulamenta a lei que aprovou o novo tipo de inspeção na cidade, em abril do ano passado, está sendo finalizada.

Ela permitirá "que os carros que não fizeram a inspeção veicular em 2013, ou em anos anteriores, sejam licenciados". Quando a nova inspeção passar a valer, os veículos que não estão regulares terão um prazo para se regularizar.

Despedida

Em nota, a empresa Controlar informou que "se despede da população com a certeza de ter prestado um serviço de qualidade, com respeito ao cidadão paulistano e de vital importância para a cidade".

Além disso, a concessionária divulgou que os motoristas que já pagaram a tarifa, mas que ainda não regularizaram a situação, têm até as 19h desta sexta-feira para passar pelo programa atual. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosEstado de São PauloVeículos

Mais de Brasil

Avião de passageiros cai em Vinhedo, no interior de São Paulo

Como consultar o CPF para emitir o comprovante de situação cadastral

Pé-de-Meia: o que é, quem pode participar e como consultar

Mais na Exame