Brasil

Carro com material radioativo é roubado em São Paulo

Segundo órgão do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações, furto foi na segunda-feira, 1, na capital paulista

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 5 de julho de 2024 às 12h08.

Última atualização em 5 de julho de 2024 às 13h18.

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), órgão vinculado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações, informou na tarde de quinta-feira, 4, que um veículo transportando fontes radioativas foi roubado na cidade de São Paulo na segunda-feira, 1.

Na picape, havia cinco embalagens de material radioativo. A Polícia Civil investiga o caso, que foi registrado como furto de veículo no 49º Distrito Policial (DP), em São Mateus, na Zona Leste da capital. Até a última atualização desta reportagem, os produtos não haviam sido localizados e nenhum suspeito pelo crime foi identificado ou detido.

Em nota, o órgão diz que o material radioativo furtado com o veículo está acondicionado em embalagens de chumbo que o blindam e evitam qualquer irradiação para o ambiente. Mas alerta que, se manipulado de forma inadequada, pode causar danos à saúde. A nota não detalha quais são os tipos de materiais roubados.

O veículo roubado e o material radioativo estavam sinalizados com o símbolo internacional de radiação ionizante quando foram furtados, segundo a nota da CNEN. As autoridades pedem que, caso alguém encontre o material, mantenha distância segura e entre em contato imediatamente com a CNEN pelos telefones (21) 98368-0734 ou (21) 98368-0763 e também com a Polícia.

Acompanhe tudo sobre:Energia nuclearMinistério de Ciência e Tecnologia

Mais de Brasil

Lira encerra mandato na presidência da Câmara e diz que não terá problemas em voltar a ser deputado

Veja como votou cada deputado na proposta do pacote de corte de gastos

TSE forma maioria para rejeitar candidatura de suspeito de envolvimento com milícia

Fim do DPVAT? Entenda o que foi aprovada na Câmara e o que acontece agora