Brasil

Carnaval de Salvador está suspenso em 2021, anuncia ACM Neto

Suspensão engloba também as tradicionais festas do largo; definição de uma nova data dependerá de disponibilidade das vacinas

Carnaval em Salvador (Facebook/Prefeitura de Salvador/Reprodução)

Carnaval em Salvador (Facebook/Prefeitura de Salvador/Reprodução)

FS

Fabiane Stefano

Publicado em 27 de novembro de 2020 às 15h55.

Na manhã desta sexta-feira (27), o prefeito ACM Neto (DEM), confirmou oficialmente a suspensão do Carnaval de Salvador em 2021. Na coletiva de imprensa, que contou com a presença do vice-prefeito e prefeito eleito Bruno Reis (DEM), ACM afirmou que não é possível estimar um data alternativa para o evento sem que haja uma vacina disponível.

Está cancelado o evento em fevereiro e, por ora, só podemos informar o cancelamento. Não há como especular o carnaval em outra época do ano. A possibilidade do carnaval acontecer em outro momento de 2021 está condicionada a existência de uma vacina acessível a todos. Caso exista vacina, os prefeitos das maiores cidades do Brasil se unam para um eventual calendário. Agora, nem eu, nem Bruno [prefeito eleito de Salvador], nem ninguém pode estabelecer uma data, porque essa data dependerá da vacina.

ACM Neto, prefeito de Salvador

A suspensão do carnaval engloba, segundo o ACM, todas as festas populares na capital bahiana, incluindo as festas do largo, que tradicionalmente vão de dezembro a março.

"Vai ter lavagem do Bonfim? Pode ter algo simbólico. Mas caminhada, saída da Conceição da Praia até a Colina Sagrada, não vai ter", disse o prefeito, que já havia alertado que, sem uma vacina, seria difícil manter as comemorações.

"Comunicar uma decisão como essa não é fácil, porque sabemos a importância do carnaval para a nossa cidade, o quanto circula de dinheiro na nossa cidade no carnaval, durante o verão", lamentou o Reis, que assume a prefeitura em janeiro. "Só teremos condições de fazer o carnaval, com condições sanitárias para isso."

Acompanhe tudo sobre:CarnavalCoronavírusSalvador

Mais de Brasil

Geração está aprendendo menos por causa do celular, diz autora do PL que proíbe aparelhos em escolas

Após cinco anos, Brasil recupera certificado de eliminação do sarampo

Bastidor: queda na popularidade pressiona Lula por reforma ministerial e “cavalo de pau do governo”

Governo Lula é bom ou ótimo para 35,5% e ruim ou péssimo para 30,8%, diz pesquisa CNT/MDA