Brasil

Cardozo quer pacto com oposição contra o crime

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou também que o combate à corrupção, “venha de onde vier”, terá papel central na pasta

José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça: aliança com todos os governadores (Fábio Rodrigues Pozzebom/AGÊNCIA BRASIL)

José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça: aliança com todos os governadores (Fábio Rodrigues Pozzebom/AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de janeiro de 2011 às 09h18.

Brasília - O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, anunciou ontem como prioridade de sua gestão a negociação de um pacto nacional com os governadores dos Estados, inclusive os de oposição, para combate ao crime organizado, o consumo de drogas e a violência no País. No seu discurso de posse, Cardozo afirmou também que o combate à corrupção, “venha de onde vier”, terá papel central na pasta.

Embora a segurança pública seja responsabilidade legal dos Estados, Cardozo disse que a União vai se envolver no enfrentamento direto à criminalidade. Ele disse que o momento é favorável a esse tipo de pacto federativo e observou que costurar o acordo, por sobre as divergências políticas, é o desafio que a presidente Dilma Rousseff lhe confiou.

Em entrevista após a posse, Cardozo informou que vai agendar para fevereiro a primeira reunião com os governadores. Ele disse que vai procurar pessoalmente os tucanos Geraldo Alckmin, de São Paulo, e Antônio Anastasia, de Minas Gerais, para propor parceria no combate ao crime. A articulação será estendida ao poder Judiciário, Ministério Público e outras instituições ligadas à ordem pública.

Mas o ministro ressaltou que há um divisor de águas no horizonte do pacto. “Não poderão ter assento autoridades ou servidores que se curvaram ao peso da corrupção”, avisou. Cardozo lembrou que o crime organizado só floresce quando autoridades corrompidas nele se inserem ou fecham os olhos à sua atuação. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:Governo DilmaJustiçaPolíticaViolência urbana

Mais de Brasil

Ministério Público vai apurar acidente de avião em Ubatuba

'Presidente quer fazer eventuais mudanças ainda este mês', diz Rui Costa sobre reforma ministerial

Prefeito de BH, Fuad Noman volta a ser entubado após apresentar instabilidade respiratória

Lula edita MP que prevê pagamento de R$ 60 mil a pessoas com deficiência causada pelo zika vírus