Brasil

Câmara vai votar PEC do voto impresso nesta terça, diz líder do governo

A PEC foi rejeitada na última semana em comissão especial da Câmara por 23 votos a 11, mas Lira fechou acordo com Bolsonaro para levar o texto ao plenário, em troca de o presidente aceitar o resultado

A intenção de Lira é dar ao plenário a última palavra sobre o tema e "enterrar" de vez o assunto (Ueslei Marcelino/Reuters)

A intenção de Lira é dar ao plenário a última palavra sobre o tema e "enterrar" de vez o assunto (Ueslei Marcelino/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 9 de agosto de 2021 às 16h33.

O líder do governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros (PP-PR), confirmou que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do voto impresso será analisada pelo plenário da Casa na terça-feira.

A possibilidade de votação da PEC nesta semana já havia sido levantada mais cedo pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que se reúne na tarde desta segunda-feira com lideranças da Casa para discutir o tema.

"Sim, amanhã em plenário", disse Barros à Reuters quando perguntado sobre a data de votação da PEC.

Segundo duas fontes ouvidas pela Reuters, a intenção de Lira, ao tentar votar a proposta, é dar ao plenário a última palavra sobre o tema e "enterrar" de vez o assunto.

O deputado, de fato, defendeu mais cedo que o resultado da votação seja acatado e respeitado pelos demais Poderes. Também adiantou que a PEC deve ser derrotada, uma vez que a maioria dos partidos políticos se opõe à proposta.

A PEC foi rejeitada na última semana em comissão especial da Câmara por 23 votos a 11, mas Lira fechou acordo com Bolsonaro --um ferrenho defensor da medida-- para levar o texto ao plenário, em troca de o presidente aceitar o resultado.

Como se trata de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), para a mudança ser aprovada precisa do apoio de 308 dos 513 deputados em dois turnos de votação e depois, também em duas rodadas, os votos de 49 dos 81 senadores.

Toda semana tem um novo episódio do podcast EXAME Política. Disponível abaixo ou nas plataformas de áudio Spotify, Deezer, Google Podcasts e Apple Podcasts

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosEleições 2022Governo Bolsonaro

Mais de Brasil

São Paulo tem 88 mil imóveis que estão sem luz desde ontem; novo temporal causa alagamentos

Planejamento, 'núcleo duro' do MDB e espaço para o PL: o que muda no novo secretariado de Nunes

Lula lamenta acidente que deixou ao menos 38 mortos em Minas Gerais: 'Governo federal à disposição'

Acidente de ônibus deixa 38 mortos em Minas Gerais