Brasil

Câmara inicia votação da PEC que cria fundo eleitoral e distritão

Os dois temas são polêmicos e não há consenso entre os deputados sobre a adoção do chamado distritão

Câmara: a expectativa é que os deputados aprovem apenas o texto-base nesta terça (Ueslei Marcelino/Reuters)

Câmara: a expectativa é que os deputados aprovem apenas o texto-base nesta terça (Ueslei Marcelino/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 22 de agosto de 2017 às 21h44.

Priorizar nos meus resultados Google

Brasília - Mesmo sem acordo, o plenário da Câmara deu início na noite desta terça-feira, 22, à votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pode alterar o sistema eleitoral e permitir a criação de um fundo público para financiamento de campanha.

Os dois temas são polêmicos e não há consenso entre os deputados sobre a adoção do chamado distritão, sistema onde os candidatos mais votados são eleitos, e a criação de um fundo abastecido com dinheiro público para bancar as campanhas eleitorais em 2018.

A expectativa é que os deputados aprovem apenas o texto-base nesta terça-feira e deixem para discutir esses dois temas mais polêmicos amanhã.

Além do distritão e do fundo, a PEC também prevê um mandato de dez anos para ministros de cortes superiores, como o Supremo Tribunal Federal, e altera a data da posse do presidente da República e governadores.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosReforma política

Mais de Brasil

Pesquisa Veritá: Flávio Bolsonaro tem 51,56% e Lula, 48,44%, no 2º turno

Qual o primeiro país a votar no 2º turno e a que horas saem os primeiros boletins

Pesquisa Futura: Flávio Bolsonaro tem 50,1% e Lula, 49,9%, no 2º turno

Pesquisa Atlas: Mailza Assis tem 60,4% e Alan Rick, 39,6%, no 2º turno no Acre