Brasil

Câmara do Rio suspende trabalho da CPI dos Jogos Olímpicos

A maioria dos parlamentares aceitou requerimento para aguardar ação judicial que questiona a proporcionalidade dos membros da comissão


	CPI das Olimpíadas: em nota, a Câmara informou que o plenário decidiu aguardar a decisão do Judiciário sobre o tem
 (Reuters)

CPI das Olimpíadas: em nota, a Câmara informou que o plenário decidiu aguardar a decisão do Judiciário sobre o tem (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de maio de 2016 às 20h41.

A Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro decidiu nessa terça-feira (17) suspender a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Olimpíadas.

A maioria dos parlamentares aceitou requerimento para aguardar ação judicial que questiona a proporcionalidade dos membros da comissão.

De acordo com o presidente da Casa, Jorge Felippe, o preenchimento das vagas da CPI observa a proporcionalidade partidária entre as lideranças.

Em nota, a Câmara informou que o plenário decidiu aguardar a decisão do Judiciário sobre o tema, ao considerar o risco das reuniões e atividades da CPI serem invalidadas.

Para o autor do requerimento de criação da CPI, vereador Jefferson Moura (Rede), a votação do requerimento do vereador Jimmy Pereira (PRTB) foi uma manobra política para impedir as investigações dos contratos das obras olímpicas no Rio de Janeiro.

“Nesse momento, como a Operação Lava Jato vem demonstrando que há uma relação entre empreiteiras e o pagamento de propinas e uma grande quantidade de recursos para o PMDB, a base do governo impede. O próprio prefeito Eduardo Paes orientou que eles não participassem da CPI, não assinassem, fez de tudo para impedir a CPI. Eles estão dando esse golpe político para impedir a investigação, impedir a transparência”, afirmou Moura.

Oposição

Segundo ele, o presidente da Câmara contrariou a ordem judicial que determinou a instalação da CPI, expedida em abril. “Ele está cometendo uma ilegalidade.

A mando do prefeito Eduardo Paes ,suspendeu os trabalhos de investigação no dia em que a CPI recebeu os documentos do Parque Olímpico. Isso é um verdadeiro absurdo. Não foi coincidência.”

Conforme Jefferson Moura, a oposição solicitará à Justiça a anulação da sessão da Câmara que suspendeu as investigações.

Em nota, o vereador Jimmy Pereira destacou que é favorável à investigação, mas informou que a ação para suspender a CPI foi motivada pela indecisão judicial a respeito, já que ainda há questionamento sobre a comissão.

“Preocupado com essa indecisão jurídica, submeti ao plenário uma questão de ordem quanto a suspensão da CPI das Olimpíadas, para que os trabalhos da comissão não sejam prejudicados caso a Justiça altere a composição e, após a decisão, os mesmos possam ocorrer normalmente. Por 25 votos a três, os vereadores decidiram suspender os trabalhos até que ocorra a manifestação do Judiciário”, conclui o vereador.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasMetrópoles globaisOlimpíada 2016OlimpíadasPolítica no BrasilRio de Janeiro

Mais de Brasil

Lira convoca reunião de líderes para debater composição da mesa diretora da Câmara em 2025

Tarifa de ônibus em SP deve ficar entre R$ 5 e R$ 5,20, informa SPTrans

Após jovem baleada, Lewandowski quer acelerar regulamentação sobre uso da força por policiais

Governadores avaliam ir ao STF contra decreto de uso de força policial