Brasil

Câmara aprova PEC das Domésticas em segundo turno

O texto estende aos domésticos 16 direitos assegurados hoje aos demais trabalhadores urbanos e rurais regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)

Mais de um milhão das trabalhadoras domésticas do Brasil contam com uma empregada em casa (Mario Rodrigues/Veja São Paulo)

Mais de um milhão das trabalhadoras domésticas do Brasil contam com uma empregada em casa (Mario Rodrigues/Veja São Paulo)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de março de 2013 às 12h37.

Brasília – O plenário da Câmara acaba de aprovar em segundo turno a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 478/2010 que amplia os direitos dos trabalhadores domésticos. Foram 347 votos a favor, dois contrários e duas abstenções. A proposta segue agora para apreciação, também em dois turnos, no Senado Federal.

O texto estende aos domésticos 16 direitos assegurados hoje aos demais trabalhadores urbanos e rurais regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), incluindo obrigatoriedade de recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), hora extra e adicional noturno. A categoria reúne 6,6 milhões de brasileiros, sendo a maioria formada por mulheres (6,2 milhões).

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosEmpregados domésticosEmpregosLegislaçãoLeis trabalhistasPEC das domésticasPolítica no BrasilSenado

Mais de Brasil

Senado aprova autonomia na gestão financeira da PPSA, a estatal do pré-sal

Assassinato de delator do PCC é 'competência do estado', afirma Lewandowski

Alesp aprova proibição de celulares em escolas públicas e privadas de SP

Geração está aprendendo menos por causa do celular, diz autora do PL que proíbe aparelhos em escolas