Camaçari é a melhor cidade para investimentos na indústria

Indústria puxa o crescimento da economia após a retração causada pela pandemia. Veja as 100 melhores cidades para investimentos no setor

A 37 quilômetros de Salvador, o polo industrial de Camaçari, responsável por 30% das exportações da Bahia e 22% do PIB da indústria de transformação do estado, vive um momento de franca expansão, apesar da crise econômica que veio à reboque da pandemia e abateu boa parte da economia brasileira.

“Uma série de atrativos, como a infraestrutura de dutos para escoamento das matérias-primas produzidas no local até o porto mais próximo, o de Aratu, vem atraindo mais investimentos”, afirma Mauro Pereira, superintendente do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari.

Em agosto, a prefeitura da cidade lançou uma campanha para atrair novas empresas e impulsionar a retomada no pós-pandemia. A maioiria dos novos negócios deve se concentrar no complexo industrial.

A capacidade de atração de investimentos rendeu à Camaçari o primeiro lugar no ranking do setor industrial elaborado pela Urban System, que leva em consideração dez indicadores, entre eles o índice de crescimento das empresas e a  infraestrutura de trannsportes.

Atualmente, o complexo, que tem um faturamento anual de 60 bilhões de reais, emprega cerca de15.000 pessoas, cujo salário médio é de 5.200 reais por mês. O valor é 55% acima da média nacional, em razão da necessidade de mão de obra especializada.

Camaçari, com cerca de 300.000 habitantes, vive do sucesso do polo: 37% dos empregos formais são industriais e 10% da arrecadação vem das indústrias ali instaladas. Grandes empresas como a Basf, uma das maiores indústrias químicas do mundo, e a Braskem, entre dezenas de outras, empregam milhares de pessoas no complexo industrial. A Basf já estuda planos de expansão.

“Conforme a evolução da economia brasileira, pensamos em analisar novos investimentos no complexo industrial da Bahia”, diz Tânia Oberding, diretora industrial do complexo da Basf em Camaçari.

Veja abaixo as 100 melhores cidades para investir em negócios do setor industrial no Brasil:

 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 9,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.