Brasil

Brasil expressa condolências e solidariedade ao Japão pelo terremoto

Horas depois o Palácio do Planalto divulgou uma mensagem enviada pela presidente Dilma Rousseff ao primeiro-ministro japonês

Governo anunciou que começou operação especial para socorrer os 254 mil brasileiros que vivem nessa nação (Agência Brasil)

Governo anunciou que começou operação especial para socorrer os 254 mil brasileiros que vivem nessa nação (Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de março de 2011 às 21h59.

Brasília - Brasil expressou nesta sexta-feira sua solidariedade e condolências ao Japão pelo violento terremoto que atingiu esse país e anunciou que começou uma operação especial para socorrer os 254 mil brasileiros que vivem nessa nação.

"O Governo e o povo brasileiro manifestam sua solidariedade e suas mais sinceras condolências pelas perdas humanas causadas pelo movimento sísmico de mais de 8 pontos na escala Richter, um dos maiores ocorridos na história do Japão", descreve uma nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores.

Horas depois o Palácio do Planalto divulgou uma mensagem enviada pela presidente Dilma Rousseff ao primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, em que expressa consternação pelas vítimas.

"Foi com profunda consternação que recebi as notícias das perdas humanas e da destruição causadas pelo forte terremoto e subsequente tsunami que atingiram o Japão", indicou Dilma.

"Estou certa de que a mobilização, competência e empenho com que a nação japonesa responderá a esse desastre natural permitirão a seu país uma rápida recuperação. Ainda assim, o Brasil se coloca à disposição do Governo japonês com vistas a contribuir ao apoio internacional ao Japão", assinala a presidente.

O comunicado acrescenta que "a Embaixada do Brasil no Japão e os consulados gerais em Tóquio, Nagoya e Hamamatsu não têm até agora informação sobre mortos ou feridos brasileiros".

Também indica que "a comunidade brasileira no Japão é de 254 mil pessoas" e precisa que "a maior concentração de nacionais se situa na região centro-sul do país, que foi a menos afetada pelo terremoto".

Em relação aos brasileiros que residem nesse país, a nota assinala que a embaixada no Japão e os consulados iniciaram uma operação especial para emprestar a ajuda necessária a todos os nacionais que assim o solicitem.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesastres naturaisDilma RousseffJapãoPaíses ricosPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresTerremotosTsunami

Mais de Brasil

SP ainda tem 36 mil casas sem energia neste domingo

Ponte que liga os estados de Tocantins e Maranhão desaba; veja vídeo

Como chegar em Gramado? Veja rotas alternativas após queda de avião

Vai viajar para São Paulo? Ao menos 18 praias estão impróprias para banho; veja lista