Brasil

Brasil e Uruguai discutem alternativas para melhorar saúde

As autoridades devem definir uma série de questões relativas à saúde, educação e formação profissional


	Bandeira do Uruguai: a previsão é que os debates reúnam mais de 150 delegados brasileiros e uruguaios
 (Matt Rubens/Wikimedia Commons)

Bandeira do Uruguai: a previsão é que os debates reúnam mais de 150 delegados brasileiros e uruguaios (Matt Rubens/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de setembro de 2012 às 13h30.

Brasília – As dificuldades e demandas de cerca de 800 mil brasileiros e uruguaios que vivem em área de 1.069 quilômetros na fronteira entre Brasil e Uruguai devem ser tema hoje (13) e amanhã da 8ª Reunião de Alto Nível, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, Ruy Nogueira, representa o Brasil.

As autoridades devem definir uma série de questões relativas à saúde, educação e formação profissional, assim como cooperação policial e judicial para assistência recíproca em situações de emergência referentes à área de fronteira. Também estão em debate políticas sociais, de meio ambiente e gestão de resíduos sólidos e saneamento.

O embaixador Ruy Nogueira e o secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores do Uruguai, Roberto Conde, coordenam as discussões que fazem parte da chamada Nova Agenda de Cooperação e Desenvolvimento Fronteiriço, instituída há dez anos, para promover o desenvolvimento integrado na fronteira.

O Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, informou que na última década a agenda foi responsável pela implementação de várias ações, como o Acordo de Residência, Estudo e Trabalho para Nacionais Fronteiriços e o Ajuste Complementar sobre prestação recíproca de serviços de saúde na fronteira.

A previsão é que os debates reúnam mais de 150 delegados brasileiros e uruguaios de diversos órgãos federais e dos governos uruguaio, do estado do Rio Grande do Sul, além dos departamentos, das intendências e das prefeituras da região fronteiriça e representantes das universidades e da sociedade civil do Brasil e do Uruguai.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilSaúdeUruguaiMinistério das Relações ExterioresItamaraty

Mais de Brasil

Lula cresce entre independentes e Flávio perde força na direita: os detalhes da Quaest

Inmet emite aviso laranja para tempestades no Rio Grande do Sul

Michelle 'não pode desistir no meio do caminho', diz Celina sobre disputa ao Senado no DF

Moraes nega pedido para que Javier Milei visite Jair Bolsonaro