Brasil é país em que mais se gasta tempo em burocracia tributária
Segundo relatório do Banco Mundial, país registra gasto de 1.958 horas ao ano com papeladas relacionadas a impostos e contribuição
Modo escuro
Burocracia: número de horas é seis vezes a média dos países da América Latina e Caribe (Nomadsoul1/Thinkstock)
Publicado em 1 de novembro de 2017 às, 13h12.
Washington - O Brasil é de longe o campeão mundial no tempo gastos pelas empresas na preparação de documentos para o pagamento de impostos e contribuições: 1.958 horas ao ano, seis vezes a média de 332 horas registrada nos países da América Latina e Caribe, de acordo com o mais recente relatório do Banco Mundial sobre ambiente de negócios em todo o mundo.
Entre o Doing Business de 2016 e o divulgado nesta terça-feira,31, o Brasil conseguiu reduzir em 80 horas o tempo gasto na burocracia tributária, movimento insuficiente para tirar o país do primeiro lugar.
O segundo colocado nesse quesito é a Bolívia, com 1.025 horas anuais. Na Colômbia, são necessárias 239 horas. No Chile, 291. Nos países de alta renda integrantes da OCDE, a média é de 160,7 horas.
"A má qualidade do Doing Business significa duas coisas. Primeiro, desperdício e produtividade menor do que a que poderia ser alcançada, porque mão-de-obra e recursos materiais das empresas são usados em coisas que não agregam valor", afirmou Otaviano Canuto, representante do Brasil no Banco Mundial.
"Segundo, um ambiente de negócios ruim também desfavorece a competição. As empresas que já estão instaladas, que já jogam o custo de fazer negócio no Brasil no preço, têm condições de se defender em relação a desafiantes, a contestadores."
O Brasil caiu duas posições no ranking, do 123º para o 125º lugar, em um universo de 190 países.
Últimas Notícias
Receita notifica 6 mil empresas por falta de declaração da Dirf; veja como regularizar a situação
Há um dia
Receita Federal alerta para novo golpe do falso aplicativo do Imposto de Renda
Há um dia
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.