Brasil

Boulos tem 22%, Marçal, 22%, e Nunes 21%, em SP, diz agregador EXAME/IDEIA

Marçal cresceu e ultrapassou o atual prefeito Ricardo Nunes, e está empatado com Guilherme Boulos

Eleições em SP: Marçal cresceu e ultrapassa Nunes

Eleições em SP: Marçal cresceu e ultrapassa Nunes

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 29 de agosto de 2024 às 17h44.

Última atualização em 29 de agosto de 2024 às 22h57.

Tudo sobreEleições 2024
Saiba mais

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) tem 22% de intenções de voto na cidade de São Paulo, o influenciador e ex-coach Pablo Marçal (PRTB), 22%, e o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) registra 21%, de acordo com o agregador de pesquisas eleitorais EXAME/IDEIA.

Na comparação com a última edição do levantamento, divulgada em 23 de agosto, Pablo saltou seis pontos percentuais e se estabeleceu no primeiro pelotão da disputa, ultrapassando o atual prefeito e empatando com Boulos.

Enquanto o influenciador ganha tração, Nunes e Boulos veem em uma curva de queda desde de junho deste ano, com o deputado do PSOL à frente do incumbente. 

Quem são os candidatos a vereador em São Paulo nas eleições de 2024; veja os números

Na sequência, o apresentador José Luiz Datena (PSDB) tem 13%, queda de dois pontos percentuais. Agora, o tucano está sozinho no segundo pelotão da disputa.

Em um terceiro pelotão, a deputada federal Tabata Amaral (PSB) segue com 6% e Marina Helena (Novo) com 4%. Os demais candidatos somados chegam a 12%.

  • Guilherme Boulos (PSOL): 22%
  • Pablo Marçal (PRTB): 22%
  • Ricardo Nunes (MDB): 21%
  • José Luiz Datena (PSDB): 13%
  • Tabata Amaral (PSB): 6%
  • Marina Helena (Novo): 4%
  • Outros: 14%

Os dados apontam para um cenário diferente do visto nos últimos meses, onde o protagonismo da disputa se resumia a Boulos e Nunes. Marçal tem crescido entre o eleitorado que votou e apoia o ex-presidente Jair Bolsonaro, e tirado votos do atual prefeito, que tem o apoio formal de Bolsonaro.

Enquanto isso, Boulos viu Datena, que é popular entre a parcela mais pobre da cidade, desidratar seu percentual de votos. O candidato do PSOL, que tem o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), aposta no desempenho do petista em 2022 para ir ao segundo turno.

Debate na TV Gazeta em SP: veja horário, onde assistir ao vivo e quais candidatos participarão

O agregador serve para harmonizar as curvas das pesquisas eleitorais e mostrar tendências, mas não é uma média ponderada simples dos resultados das pesquisas. O levantamento do IDEIA, realizado no último dia 28 de agosto, contabilizou 33 pesquisas de opinião de voto estimulada para as eleições para a prefeitura de São Paulo em 2024. Foram contabilizadas pesquisas dos institutos Paraná Pesquisas, Futura Pesquisas, Atlas Intel, Real Time Big Data, Datafolha, Badra, Gerp e Quaest.

O que é um agregador de pesquisa

É um algoritmo que harmoniza as curvas das pesquisas eleitorais e mostra tendências, mas não é uma média das pesquisas. Os agregadores do IDEIA fazem uma "correção" dos dados utilizando o "dyad ratios algorithm", modelo desenvolvido por James A. Stimson, da University of North Carolina. O algoritmo resolve o problema da falta de regularidade no lançamento de pesquisas ao preencher eventuais lacunas no tempo. O modelo também agrega pesquisas realizadas no mesmo intervalo temporal.

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2024

Mais de Brasil

Caso Marielle: Moraes solicita data para julgamento dos acusados

Exame toxicológico será obrigatório para 1ª CNH após derrubada de vetos

Aumento real foi zero, diz secretária de SP sobre reajuste da Sabesp

Congresso derruba veto a PL que isenta Embrapa de taxas para pesquisas