Exame Logo

Em novo exame, Bolsonaro testa positivo para a covid-19

O presidente anunciou que contraiu a doença no dia 7 de julho, depois de sentir sintomas respiratórios

Bolsonaro segue em boa evolução de saúde, informou a Secretaria de Comunicação Social (Ueslei Marcelino/Reuters)
AO

Agência O Globo

Publicado em 22 de julho de 2020 às 09h05.

Última atualização em 22 de julho de 2020 às 15h33.

O presidente Jair Bolsonaro continua infectado pelo coronavírus. Ele testou positivo para a covid-19 no exame realizado nessa terça-feira. O resultado foi divulgado na manhã desta quarta-feira.

Em nota, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) afirmou que Bolsonaro “segue em boa evolução de saúde, sendo acompanhado pela equipe médica da presidência”.

Veja também

Entre os auxiliares do presidente, a expectativa era de que o resultado fosse negativo e ele pudesse voltar a despachar no Palácio do Planalto ainda nesta semana. Bolsonaro também disse que iria viajar para o Piauí na sexta-feira. Agora, o presidente deve permanecer isolado no Alvorada.

Bolsonaro anunciou no dia 7 de julho que estava com a Covid-19. Desde então, ele participa de agendas apenas por meio de videoconferência. Na semana passada, o presidente disse que havia feito um novo teste e que o resultado seguia positivo.

O primeiro teste foi realizado após Bolsonaro apresentar febre de 38 graus e mal-estar. Antes mesmo de o diagnóstico ser confirmado, o presidente disse a apoiadores que já havia começado a tomar hidroxicloroquina com azitromicina — remédios usados para outras doenças sem comprovação científica contra a Covid-19.

Para monitorar um dos efeitos colaterais da hidroxicloroquina, a arritmia cardíaca, Bolsonaro estava fazendo dois exames de monitoração do coração por dia, conforme mostrou O GLOBO.

— Todo mundo sabia que mais cedo ou mais tarde ia atingir uma parte considerável da população. Eu, por exemplo, se não tivesse feito o exame, não saberia do resultado. E ele acabou de dar positivo — disse Bolsonaro ao anunciar que estava com a Covid-19, ressaltando se sentir bem.

 

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusJair Bolsonaro

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame