Brasil

Bolsonaro tem melhora e começa a se alimentar normalmente nesta sexta

Na noite de quinta-feira, o presidente retirou a sonda nasogástrica. Embora ainda não haja previsão de alta, ele manteve "evolução clínica satisfatória", segundo boletim médico

Presidente Bolsonaro afirmou na quinta-feira que a "chance de cirurgia está bastante afastada" (Alan Santos/PR/Flickr)

Presidente Bolsonaro afirmou na quinta-feira que a "chance de cirurgia está bastante afastada" (Alan Santos/PR/Flickr)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 16 de julho de 2021 às 06h05.

Esta reportagem faz parte da newsletter EXAME Desperta. Assine gratuitamente e receba todas as manhãs um resumo dos assuntos que serão notícia.

A Secretaria Especial de Comunicação do Planalto (Secom) informou em nota na noite de quinta-feira que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) retirou a sonda nasogástrica e deve começar a se alimentar normalmente a partir desta sexta-feira, 16. Embora ainda não haja previsão de alta, ele manteve "evolução clínica satisfatória".

Na noite de quinta, em entrevista à RedeTV! ao lado de Bolsonaro no quarto do hospital Vila Nova Star, em São Paulo, o médico Antônio Luiz Macedo, responsável pelo tratamento do presidente, afastou a possibilidade, "em princípio", de uma nova intervenção cirúrgica.

Responsável por atender Bolsonaro em procedimentos cirúrgicos desde a facada sofrida pelo presidente durante a campanha eleitoral, Macedo disse que a obstrução intestinal se deve a complicações posteriores ao atentado de setembro de 2018, que provocou múltiplas perfurações no órgão e uma série de operações. Segundo o médico, o funcionamento do intestino do presidente melhorou desde ontem e o abdome está menos inchado.

Já Bolsonaro afirmou na quinta-feira que a "chance de cirurgia está bastante afastada", e, indagado sobre previsão de alta, respondeu: "Talvez amanhã".

Bolsonaro está internado desde a noite de quarta no hospital da capital paulista. O presidente havia dado entrada na madrugada do mesmo dia no Hospital das Forças Armadas, em Brasília, onde fez exames que constataram obstrução intestinal.

Assine a EXAME e acesse as notícias mais importante em tempo real.


Toda semana tem um novo episódio do podcast EXAME Política. Clique aqui para ver o canal no Spotify, ou siga em sua plataforma de áudio preferida.

Acompanhe tudo sobre:Exame HojeGoverno BolsonaroHospitaisJair Bolsonaro

Mais de Brasil

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso

Chuvas fortes no Nordeste, ventos no Sul e calor em SP: veja a previsão do tempo para a semana

Moraes deve encaminhar esta semana o relatório sobre tentativa de golpe à PGR