Brasil

Bolsonaro diz que pediu pra Lira pautar projeto de lei que trata do "álcool desde a refinaria"

Sob pressão de caminhoneiros e apoiadores, Bolsonaro tem movimentado aliados políticos para encontrar uma solução para a alta dos derivados de petróleo

FOTO DE ARQUIVO: Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e o presidente Jair Bolsonaro. (Marcos Corrêa/PR/Flickr)

FOTO DE ARQUIVO: Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e o presidente Jair Bolsonaro. (Marcos Corrêa/PR/Flickr)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 15 de março de 2021 às 12h51.

Última atualização em 15 de março de 2021 às 16h40.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou nesta segunda-feira, 15, a apoiadores que tem conversado com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para que seja pautado o projeto de lei que trata do "álcool desde a refinaria". Sob pressão de caminhoneiros e apoiadores que reclamam da alta dos derivados de petróleo, Bolsonaro tem movimentado aliados políticos para encontrar uma solução para a questão.

Em novembro de 2019, a Comissão de Minas e Energia da Câmara aprovou relatório que permite aos produtores de etanol vender o combustível diretamente para os postos de combustível, sem que passe por empresa distribuidora.

Atualmente, a venda direta das usinas é vedada por resolução da Agência Nacional do Petróleo (ANP). O texto está parado desde fevereiro de 2020 aguardando designação de relator na Comissão de Constituição e Justiça da Casa.

No período da manhã, o presidente relatou que Lira deve colocar um texto sobre a questão em voto e afirmou que "está brigando" sobre o assunto desde que chegou ao poder. "Eu diminuí o imposto do gás de cozinha e do diesel e 19 governadores aumentaram o ICMS", afirmou.

"Dezenove governadores querem que vocês continuem pagando alto o diesel e o gás de cozinha", disse Bolsonaro a apoiadores no Palácio da Alvorada.

Acompanhe tudo sobre:Álcool combustívelArthur LiraCombustíveisJair Bolsonaro

Mais de Brasil

Ponte que liga os estados de Tocantins e Maranhão desaba; veja vídeo

Como chegar em Gramado? Veja rotas alternativas após queda de avião

Vai viajar para São Paulo? Ao menos 18 praias estão impróprias para banho; veja lista

Quem são as vítimas da queda de avião em Gramado?