Brasil

BC: juro médio do crédito cai a 34,8% em novembro

Taxa de inadimplência no crédito livre ficou estável pelo terceiro mês consecutivo em novembro

Porcentual dos empréstimos com atraso superior a 90 dias no pagamento seguiu em 4,7% no mês passado - mesmo patamar visto desde setembro

Porcentual dos empréstimos com atraso superior a 90 dias no pagamento seguiu em 4,7% no mês passado - mesmo patamar visto desde setembro

DR

Da Redação

Publicado em 23 de dezembro de 2010 às 10h23.

São Paulo - O juro médio das operações de crédito livre caiu para 34,8% ao ano em novembro. Dados divulgados hoje pelo Banco Central mostram que o juro voltou a ceder após a ligeira alta observada em outubro, quando o juro fechou em 35,4% ao ano. O recuo foi liderado pelas operações para pessoas físicas, cujo juro médio caiu de 40,4% para 39,1% entre os dois meses. Nas operações para empresas, a taxa caiu de 28,7% para 28,6% ao ano.

Boa parte da queda dos juros pode ser explicada pela redução dos spreads bancários - que é a diferença entre a taxa de captação paga pelos bancos e o juro cobrado dos tomadores. O spread médio caiu de 24,4 pontos em outubro para 23,6 pontos porcentuais em novembro. Novamente, o maior recuo acontece na pessoa física, cujo spread recuou de 29 pontos para 27,3 pontos porcentuais. Nas operações para empresas, a margem recuou de 18,1 pontos para 17,9 pontos entre os dois meses.

Inadimplência

A taxa de inadimplência no crédito livre ficou estável pelo terceiro mês consecutivo em novembro. Os dados do BC mostram que o porcentual dos empréstimos com atraso superior a 90 dias no pagamento seguiu em 4,7% no mês passado, mesmo patamar visto desde setembro.

O comportamento nas diversas operações, porém, foi distinto. No conjunto de financiamentos para pessoas físicas, a inadimplência média caiu de 6% para 5,9% entre outubro e novembro. Já nas operações para empresas, a taxa subiu de 3,5% para 3,6% no mesmo período. Apesar das oscilações, no conjunto de todos os empréstimos, a taxa geral não teve alteração.

 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilCréditoInadimplência

Mais de Brasil

Lula sanciona lei que proíbe descontos automáticos em pagamentos do INSS

Prazo para contestar descontos indevidos do INSS termina em 14 de fevereiro

Defesa de Bolsonaro promete medidas legais após Moraes negar ida a hospital

Anvisa proíbe venda de 4 lotes de panetone por presença de fungos