Brasil

BC e FGV vão monitorar comércio e construção

O projeto Sondagem Conjuntural do Comércio e Sondagem Conjuntural da Construção Civil irá monitorar a conjuntura e tendência desses dois setores

A cerimônia de assinatura de convênio foi realizada hoje no edifício sede do BC (Alexandre Battibugli)

A cerimônia de assinatura de convênio foi realizada hoje no edifício sede do BC (Alexandre Battibugli)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de março de 2011 às 20h04.

São Paulo - O Banco Central (BC) firmou convênio hoje com o Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), para implantar os projetos Sondagem Conjuntural do Comércio e Sondagem Conjuntural da Construção Civil. O objetivo é monitorar a conjuntura e a tendência destes dois setores, oferecer à sociedade informações sólidas e auxiliar o BC nas decisões de política monetária, informa em nota a assessoria de imprensa do Banco Central.

Os projetos vão organizar os dados referentes à conjuntura de cada setor em um período de 12 meses, tomando como base os segmentos cobertos pela Pesquisa Anual do Comércio (PAC) com classificação setorial consistente com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas e pela Pesquisa Anual da Indústria da Construção (PAIC), ambas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), afirma a nota. As sondagens serão realizadas com critérios internacionais utilizados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

A Sondagem Conjuntural do Comércio será lançada em julho de 2011 e vai envolver 1.200 empresas de 17 segmentos do setor. No caso da Sondagem Conjuntural da Construção Civil, o lançamento será em outubro deste ano e vai envolver 700 empresas de 11 segmentos. O custo dos projetos será de R$ 762,6 mil.

A cerimônia de assinatura de convênio foi realizada hoje no edifício sede do BC, em Brasília, e contou com as presenças do diretor de Política Econômica do banco, Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo, e do vice-diretor do Ibre, Vagner Laerte Ardeo.

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralEmpresasFGV - Fundação Getúlio VargasIndicadores econômicosMercado financeiro

Mais de Brasil

Aeroporto Salgado Filho retoma embarques e desembarques a partir de hoje; veja como vai funcionar

Lula se encontra com presidente da Itália, Sergio Mattarella, no Palácio do Planalto nesta segunda

Governo de SP entrega 107 obras de infraestrutura turística no 1º semestre e bate recorde

Mais na Exame