Brasil

Barragem de Brumadinho era considerada de "baixo risco" pelo governo

Categoria refere-se à possibilidade de haver algum desastre e rompimento da estrutura

Nesta sexta-feira, 25, a barragem 1 da Mina Feijão, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, se rompeu (TV Globo/Reprodução)

Nesta sexta-feira, 25, a barragem 1 da Mina Feijão, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, se rompeu (TV Globo/Reprodução)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 25 de janeiro de 2019 às 17h18.

Última atualização em 25 de janeiro de 2019 às 17h20.

Brasília - A barragem de Brumadinho (MG), controlada pela Vale, está classificada pela Agência Nacional de Mineração (AMN) como uma estrutura de "baixo risco". A categoria refere-se à possibilidade de haver algum desastre e rompimento da estrutura.

Por outro lado, segundo informações do Cadastro Anual de Barragens, o dano potencial que seu rompimento poderia causar é classificado como alto. A barragem da Vale está localizada em um complexo de minas e barragens de rejeitos. A Vale detém outras estruturas para armazenamento de materiais no mesmo local.

Nesta sexta-feira, 25, a barragem 1 da Mina Feijão, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, se rompeu. Segundo a empresa, a área administrativa da empresa foi atingida com funcionários e, portanto, pode haver vítimas. A lama também chegou à comunidade da Vila Ferteco. Por enquanto, duas mulheres foram socorridas e encaminhadas ao hospital.

Acompanhe tudo sobre:ValeDesastres naturaisMinas GeraisBrumadinho (MG)

Mais de Brasil

Caso Marielle: Moraes solicita data para julgamento dos acusados

Exame toxicológico será obrigatório para 1ª CNH após derrubada de vetos

Aumento real foi zero, diz secretária de SP sobre reajuste da Sabesp

Congresso derruba veto a PL que isenta Embrapa de taxas para pesquisas