Brasil

Barbosa não comparece à posse de Lewandowski

De acordo com a assessoria do STF, Barbosa, que se aposentou no último mês de julho, foi convidado para a cerimônia

Posse de Lewandowski no STF: Marco Aurélio Mello criticou indiretamente gestão anterior (Valter Campanato/Agência Brasil)

Posse de Lewandowski no STF: Marco Aurélio Mello criticou indiretamente gestão anterior (Valter Campanato/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de setembro de 2014 às 17h36.

Brasília - Alvo de críticas veladas na posse do novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, o ex-presidente da Corte, Joaquim Barbosa, não compareceu ao evento realizado na tarde desta quarta-feira.

De acordo com a assessoria do STF, Barbosa, que se aposentou no último mês de julho, foi convidado para a cerimônia.

O convite de ex-ministro seria uma praxe adotada pelo cerimonial em ocasiões como a posse de novos presidentes da Suprema Corte.

Escolhido para fazer o discurso de saudação na posse de Ricardo Lewandowski, o ministro Marco Aurélio Mello criticou indiretamente a gestão anterior.

Primeiro a falar, Marco Aurélio ressaltou que cabe ao novo presidente "velar pela harmonia" entre os integrantes da Supremo Corte.

A gestão de Barbosa foi marcada por vários atritos em sessões conduzidas pelo ministro, principalmente durante o processo do mensalão em que Lewandowski foi o revisor da ação.

"Compete ao presidente, com força de caráter, velar pela harmonia no colegiado considerados diferentes experiências, estilos e pensamentos. Como sempre digo, ser um algodão entre os cristais, o exemplo maior de tolerância com as ópticas dissonantes, não permitindo que desacordos em votos afetem a interação. Deve coordenar, com a cortesia indispensável, as opiniões convergentes e divergentes na direção do resultado comum que todos almejam", disse Marco Aurélio Mello.

A expressão "algodão entre os cristais" foi usada pelo ministro no final da sessão de abertura do semestre do judiciário, no início de agosto.

Na ocasião, Mello, ao falar sobre o ex-presidente do STF, afirmou: "Nosso ministro Joaquim Barbosa não era algodão entre cristais", e completou: "Era aço".

Acompanhe tudo sobre:FuncionalismoJoaquim BarbosaSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Mais de 600 mil imóveis estão sem luz em SP após chuva intensa

Ao lado de Galípolo, Lula diz que não haverá interferência do governo no Banco Central

Prefeito de BH, Fuad Noman vai para a UTI após apresentar sangramento intestinal secundário

Veja os melhores horários para viajar no Natal em SP, segundo estimativas da Artesp