Brasil

Balsas que vão transportar fogos em Copacabana são montadas

As embarcações vão levar 24 toneladas de bombas para a festa da virada, que abrirá as comemorações pelos 450 anos da cidade


	Fogos em Copacabana: dois milhões de pessoas são esperadas em Copacabana na virada do ano
 (Getty Images)

Fogos em Copacabana: dois milhões de pessoas são esperadas em Copacabana na virada do ano (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de dezembro de 2014 às 17h17.

Rio de Janeiro - As onze balsas que vão transportar os fogos do réveillon em Copacabana, na zona sul do Rio, começaram a ser montadas nesta sexta-feira.

As embarcações vão levar 24 toneladas de bombas para a festa da virada, que abrirá as comemorações pelos 450 anos da cidade.

A grande novidade do espetáculo de fogos, que vai durar 16 minutos, ocorrerá quando faltarem 4 segundos para a meia-noite: os fogos formarão no ar a expressão "Rio 450".

Sincronizado com a queima de fogos, o público ouvirá trilha do DJ João Brasil, com Estúdio Sonido, que remixou clássicos da MPB.

Toda a estrutura da festa está sendo montada num galpão de 6 mil metros quadrados, em Jacarepaguá, sede da SRCOM, que faz a produção da virada desde 2008 e será uma das empresas responsáveis pela abertura dos Jogos Olímpicos.

"As montagens começaram no início de dezembro. O mais trabalhoso é a área do palco principal, projetado pelo (cenógrafo) Abel Gomes e que tem projeto de fachada de luzes do designer Multi Randolph. Mas já estará tudo pronto no dia 30, para a passagem de som", afirma o vice-presidente da produtora, Flávio Machado.

As interdições ao trânsito em Copacabana, por causa da festa da virada do ano, já começam a partir das 18h no dia 30 - será proibido estacionar em algumas ruas internas do bairro.

As áreas interditadas serão ampliadas até o bloqueio total do trânsito de Copacabana a partir das 22 h do dia 31. Nem mesmo táxis, ônibus ou carros de moradores poderão circular por Copacabana.

"É o terceiro ano que fazemos esse bloqueio e a medida é acertada. Por volta das 22 horas já é grande a massa de pessoas que se dirige para a praia e tínhamos um engarrafamento humano e de ônibus nessas ruas de Copacabana", afirmou o secretário de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello.

Dois milhões de pessoas são esperadas em Copacabana na virada do ano.

A recomendação é para que as pessoas que vão assistir à queima de fogos na orla utilizem o transporte público.

Copacabana tem quatro estações de metrô e o serviço funcionará com venda prévia de bilhetes, por faixa de horário - 143 mil tíquetes foram colocados à venda; 35% já adquiridos.

A faixa de horário mais procurada é a entre 21h e 22h. Os bilhetes são vendidos em cinco estações: Carioca, Largo do Machado, Saens Peña, Pavuna e Central.

Os que quiserem deixar Copacabana antes das 5h, quando o tráfego será reaberto, deverão caminhar até três bolsões de estacionamento de ônibus: Enseada de Botafogo (linhas que seguem para Centro e Zona Sul, Avenida Epitácio Pessoa (linhas para São Cristóvão) e Avenida Vieira Souto (linhas para a Barra e bairros da zona oeste).

A SuperVia informou que haverá ainda trens extras na madrugada partindo da Central do Brasil para os ramais de Japeri, Santa Cruz e Saracuruna.

Já as barcas que fazem a travessia Rio-Niterói e Rio-Paquetá não vão circular durante a madrugada. A virada em Copacabana terá três palcos.

No principal, em frente ao Copacabana Palace, se apresentarão Detonautas, Titãs e Seu Jorge.

Maria Rita e Roupa Nova são as atrações principais do palco instalado em frente à Rua Santa Clara. No Leme, se apresentarão Leandro Sapucahy, Styllo X e Dj Ailton.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasMetrópoles globaisNaviosRio de JaneiroTransportes

Mais de Brasil

Governo do Rio fecha parques estaduais para concentrar esforços em combate a incêndios

Qualidade do ar em São Paulo deve piorar antes da chegada de frente fria

Rua 25 de março vira palco do Festival da Lua Chinês que promete maior dança do dragão do país