Brasil

Balneário Camboriú libera trecho de nova faixa de areia; veja como ficou

Esta é a primeira liberação da praia após o início das obras para triplicar a faixa de areia que ficava coberta pela sombra dos prédios

Vista aérea da orla de Balneário Camboriú. (Diego Grandi/iStockphoto)

Vista aérea da orla de Balneário Camboriú. (Diego Grandi/iStockphoto)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 30 de setembro de 2021 às 13h04.

Última atualização em 30 de setembro de 2021 às 15h54.

O trecho sul da Praia Central de Balneário Camboriú (SC), que passa por processo de alargamento da faixa de areia, foi liberado ao acesso público nesta semana. Esta é a primeira liberação da praia após o início das obras para triplicar a faixa de areia que nos dias de sol ficava coberta pela sombra dos arranha-céus.

Assine a EXAME e acesse as notícias mais importantes em tempo real.

A reabertura para o acesso do público ao mar é acompanhada de perto pelos bombeiros militares que monitoram as correntes de retorno e as condições do mar após a interferência. Segundo informou o município, a batimetria (medição da profundidade) realizada por especialistas contratados pela empresa que toca a obra aponta que a declividade da praia neste trecho recuperado é muito próxima da praia original.

"Estamos fazendo rondas com quadriciclos no local liberado, verificando correntes de retorno, profundidades e possibilidades de buracos. Mas a condição de mar na Barra Sul é geralmente bem tranquila", explicou o subcomandante do 13° BBM, Capitão Marcus Vinícius Abre.

Com a ampliação, a faixa de areia, que chegava a 25 metros, contará com 70 metros. A previsão do município é concluir o alargamento de toda a extensão da praia central até outubro. O empreendimento é considerado o maior alargamento de praia da América Latina.

https://twitter.com/miamibeacheleva/status/1440861067706454025

No início de agosto passado, quando dragas começaram a retirar areia de uma jazida no fundo do mar para ampliar a faixa de areia, o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício de Oliveira (Podemos), disse ao Estadão que o alargamento da praia deverá valorizar ainda mais os imóveis na orla da cidade — que já tem um dos metros quadrados mais caros do país.

"Trouxemos a draga mais moderna do mundo", contou o prefeito, que nesta quarta-feira, 29, embarcou para os Emirados Árabes Unidos junto com a comitiva do ministro do Turismo, Gilson Machado, onde terá rodada de reuniões de trabalho e de apresentação das potencialidades da cidade a investidores internacionais.

Acompanhe tudo sobre:PraiasSanta Catarina

Mais de Brasil

Rodovia de acidente que deixou 21 mortos em Minas Gerais é a mais fatal no país

Verão começa hoje e previsão é de menos chuvas na maior parte do país

Mais de 300 mil imóveis seguem sem luz em São Paulo 12 horas após temporal

Cavaliere, vice eleito do Rio: segurança pública exige coordenação entre União, estado e município