Brasil

Aumentam denúncias de violação de direitos no Norte do país

Para Maria do Rosário, chefe da Secretaria de Direitos Humanos, o aumento das denúncias em estados do Norte ocorreu por haver subnotificação dos casos em anos anteriores

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de dezembro de 2012 às 19h25.

Brasília – Levantamento divulgado hoje (10) pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República revela que o Amapá é o estado em que mais aumentaram as denúncias de violações de direitos humanos. De janeiro a novembro, o Disque 100 recebeu no Amapá 428 denúncias desse tipo, o que representa aumento de 153% na comparação com o mesmo período de 2011 (169 registros).

Em seguida, aparecem o Acre, com aumento de 129%, ao passar de 367 para 842 denúncias, e o Distrito Federal (120%), onde os registros subiram de 2.151 para 4.729.

Para a ministra Maria do Rosário, chefe da Secretaria de Direitos Humanos, o aumento das denúncias em estados do Norte ocorreu porque havia uma subnotificação dos casos em anos anteriores. “Fizemos um trabalho focado para os estados do Norte, e esse aumento pode estar relacionado à intensificação do trabalho de divulgação [do serviço Disque 100] e às parcerias com os governos estaduais e a sociedades civil. A tendência é que tenhamos um equilíbrio entre as regiões”, disse Maria do Rosário.

A ministra também comentou o dado que aponta o Distrito Federal na liderança do ranking de denúncias por habitante – foram 92 denúncias a cada 50 mil habitantes. Ao todo, houve 4.729 notificações na capital federal de janeiro a novembro deste ano. “Isso mostra que o Distrito Federal aderiu ao Disque 100, o que nos deixa felizes.”

Os próximos estados na lista são o Rio Grande do Norte, com 87,58 denúncias a cada 50 mil habitantes; o Amazonas (79,74); e Mato Grosso do Sul (62,31).

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilListasRankingsRegião Norte

Mais de Brasil

Governo cria sistema de emissão de carteira nacional da pessoa com TEA

Governo de SP usará drones para estimar número de morte de peixes após contaminação de rios

8/1: Dobra número de investigados por atos golpistas que pediram refúgio na Argentina, estima PF

PEC que anistia partidos só deve ser votada em agosto no Senado

Mais na Exame