Brasil

Atual gestão do Enem é um pesadelo, diz ex-ministro Mercadante

Ex-ministro afirmou que há desmonte da equipe técnica e falta de planejamento e gestão, gerando insegurança para milhões de participantes do exame

Mercadante: na nota, Mercadante diz ainda que o "DEM e o PSDB sempre criticaram e combateram o Enem" (Wilson Dias/Agência Brasil)

Mercadante: na nota, Mercadante diz ainda que o "DEM e o PSDB sempre criticaram e combateram o Enem" (Wilson Dias/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 3 de novembro de 2016 às 21h03.

Brasília - O ex-ministro da Educação da presidente Dilma Rousseff, Aloizio Mercadante, rebateu nesta quinta-feira, 3, críticas de auxiliares do governo de Michel Temer que citaram que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi "um dos piores pesadelos" enfrentados pela gestão do ministro petista.

"Pesadelo é o que a atual gestão do Ministério da Educação tem feito com o Enem, com desmonte da equipe técnica e falta de planejamento e gestão, gerando insegurança para milhões de participantes do exame", afirmou o ex-ministro, em nota enviada à reportagem.

Conforme nota publicada nesta quinta pelo Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, diante do clima de animosidade e do avanço das ocupações de instituições de ensino em várias regiões do País, integrantes da cúpula do governo já ensaiam um recuo e não descartam substituir a Medida Provisória do Ensino Médio por um Projeto de Lei (PL).

A mudança estudada não ocorreria agora, mas no início do próximo ano. Na avaliação de integrantes do governo, o atual ministro, Mendonça Filho, tem até se saído bem nas discussões sobre o tema, mas ficará em uma "situação crítica" caso as ocupações dos estudantes afetem de forma mais ampla a realização do Enem.

Na nota, Mercadante diz ainda que o "DEM e o PSDB sempre criticaram e combateram o Enem". "A atual equipe do Ministério da Educação já disse, inclusive publicamente, que vai acabar com a concepção atual do Enem em dois anos", afirma.

O ex-ministro de Dilma disse ainda que as edições do Enem realizadas durante sua gestão - 2012, 2013 e 2015 - ocorreram sem nenhum problema. "A gestão de Mercadante aprimorou o processo de realização do Enem, com a implementação de ações como: planejamento estratégico, melhoria na segurança, pontos de controle, treinamentos e redução de custos", escreveu.

"Estas, dentre outras ações, é que possibilitaram a realização do exame nas atuais dimensões. Além disso, ajudaram a consolidar o Enem como caminho de oportunidades para o acesso ao ensino superior no Brasil", completou.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffMichel TemerEducaçãoEnem

Mais de Brasil

Paes e Ceciliano trocam farpas em disputa ao governo do Rio

Moraes suspende parte das regras para operação de motoapps em São Paulo

Fim dos orelhões no Brasil? Número de aparelhos caiu 81% em 5 anos

Os 10 carros mais roubados em São Paulo