Acompanhe:

As outras quatro ações nas quais Lula é réu

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado pelo juiz Sergio Moro a nove anos e seis meses de prisão

Modo escuro

Continua após a publicidade
 (Paulo Pinto/Agência PT/Divulgação)

(Paulo Pinto/Agência PT/Divulgação)

L
Luiza Calegari

Publicado em 12 de julho de 2017 às, 14h18.

Última atualização em 12 de julho de 2017 às, 14h26.

São Paulo - Nesta quarta-feira (12), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado pelo juiz Sergio Moro a nove anos e seis meses de prisão. Ele é acusado de  lavagem de dinheiro e corrupção passiva no caso do tríplex do Guarujá, investigado no âmbito da Operação Lava Jato.

De acordo com o juiz federal, o petista recebeu R$ 3,7 milhões em benefício próprio – de um valor de R$ 87 milhões de corrupção – da empreiteira OAS, entre 2006 e 2012. Além do caso do tríplex do Guarujá, Lula é réu em outras quatro ações na Justiça. Veja aqui a íntegra da sentença.

Veja quais são elas:

Obstrução de Justiça

Nesta ação da Lava Jato, Lula é acusado de tentar atrapalhar as investigações da operação comprando o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, por meio de Delcídio do Amaral. Delcídio foi preso por esse episódio e disse que atuava sob ordens de Lula.

Terreno que seria destinado ao Instituto Lula

Em outra ação da Lava Jato, Lula é acusado de receber propinas da Odebrecht na forma de um terreno de 12,5 milhões de reais, que seria destinado à construção da sede do Instituto Lula em São Paulo, e de um apartamento cobertura vizinho ao que Lula mora em São Bernardo do Campo, avaliado em 504 mil reais.

Tráfico de influência

No âmbito da operação Zelotes, Lula responde, ao lado do filho Luís Cláudio Lula da Silva, à acusação de tráfico de influência na concorrência que resultou na escolha pela Força Aérea Brasileira (FAB) da compra de caças suecos Gripen NG e na edição de uma medida provisória que deu incentivos fiscais ao setor automotivo.

Contratos da Odebrecht em Angola

O ex-presidente também é réu em um processo ligado à operação Janus, um desdobramento da Lava Jato que apura supostas irregularidades em financiamentos do BNDES para contratos da Odebrecht em Angola. No caso, Lula é acusado de corrupção e tráfico de influência, que também tem como réu Marcelo Odebrecht, ex-presidente da empreiteira.

Últimas Notícias

Ver mais
Macron homenageia Janja com maior honraria do governo francês
Brasil

Macron homenageia Janja com maior honraria do governo francês

Há 10 horas

'É grave que ela não possa ter sido registrada', diz Lula sobre candidata opositora na Venezuela
Mundo

'É grave que ela não possa ter sido registrada', diz Lula sobre candidata opositora na Venezuela

Há 13 horas

Macron e Lula assinam 21 termos sobre energia, IA e helicópteros, veja lista
Mundo

Macron e Lula assinam 21 termos sobre energia, IA e helicópteros, veja lista

Há 14 horas

'Paralisia da ONU frente a guerras em Ucrânia e Gaza é alarmante', diz Lula após reunião com Macron
Mundo

'Paralisia da ONU frente a guerras em Ucrânia e Gaza é alarmante', diz Lula após reunião com Macron

Há 14 horas

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais