As capitais com mais gordinhos no Brasil (e as com menos)
Estudo da Vigitel divulgado pelo Ministério da Saúde mostra quais capitais têm maior percentual de adultos com excesso de peso - e quais têm o menor
Da Redação
Publicado em 26 de outubro de 2012 às 11h31.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h16.
São Paulo - O Brasil é um país de gordinhos: 52,6% dos homens apresentam sobrepeso (Índice de Massa Corporal entre 25 e 30). A taxa para as mulheres é de 44,7%. No total, a quantidade de pessoas com obesidade (cujo IMC é igual ou maior que 30) chega a 15,8%, de acordo com um estudo do Ministério da Saúde. No Brasil, são poucas as pessoas que realizam atividades físicas no tempo livre - o índice é de pouco mais de 30% - e o número de pessoas inativas assusta: 14% da população simplesmente não realiza atividades físicas nunca, nem no trabalho, nem ao se deslocar para o trabalho ou mesmo realizando faxina em casa. Em termos de alimentação , a coisa não melhora de figura: apenas 20% da população consome as porções recomendadas de frutas e hortaliças. Refrigerante, porém, é mais comum: 30% dos brasileiros bebe refrigerante pelo menos cinco vezes por semana. Mas o índice de pessoas com excesso de peso não é igual em todas as cidades. Clique nas fotos e confira as cinco capitais com maior percentual de pessoas com sobrepeso e as cinco com a população mais em forma.
1ª no ranking de gordinhos, Porto Alegre tem 55% da sua população com sobrepeso.
Em 2º lugar está Fortaleza, que tem 54% da população acima do peso ideal.
Em 4º lugar, mais uma cidade do nordeste brasileiro. Em Natal, 52% da população está com excesso de peso.
A campeã em magreza no Brasil é São Luís, com o menor índice de pessoas com excesso de peso: 40%.
Empatada com São Luís, Palmas aparece entre as que têm menor percentual de pessoas com excesso de peso (40%).
Em 3º na lista com as capitais com menor número de pessoas "gordinhas" está Aracaju. A capital de Sergipe tem 45% da sua população com sobrepeso.
A capital do Piauí aparece em 4º lugar no ranking das cidades com menos pessoas com sobrepeso: 45% da população tem mais quilos na balança do que o recomendado pelas autoridades médicas.
Em 5º lugar (e com a mesma porcentagem que Belo Horizonte) aparece a capital da Bahia, Salvador: 45% da população de lá está com excesso de peso.
Mais lidas
Mais de Brasil
'Tentativa de qualquer atentado contra Estado de Direito já é crime consumado', diz Gilmar MendesEntenda o que é indiciamento, como o feito contra Bolsonaro e aliadosMoraes decide manter delação de Mauro Cid após depoimento no STFImprensa internacional repercute indiciamento de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe