Brasil

Aprovação de Lula sobe a 48% e desaprovação cai a 49%, diz Genial/Quaest

Pesquisa mostra recuperação da popularidade do petista após queda no levantamento anterior

Lula: popularidade do petista registra alta após queda no mês anterior (Ricardo Stuckert / PR/Divulgação)

Lula: popularidade do petista registra alta após queda no mês anterior (Ricardo Stuckert / PR/Divulgação)

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 16 de dezembro de 2025 às 14h17.

A aprovação do trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou recuperação após o freio da alta popularidade no levantamento de novembro, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira, 16.

O levantamento mostra que 49% dos brasileiros desaprovam a gestão petista, 48% aprovam, e 3% não sabem ou não responderam.

Na comparação com o levantamento anterior, a aprovação teve uma oscilação positiva de um ponto percentual, enquanto a reprovação recuou um ponto percentual. As variações ocorreram dentro da margem de erro do levantamento.

A pesquisa mostra uma recuperação da popularidade do petista, que viu os efeitos da megaoperação do Rio de Janeiro afetar a tendência de alta da aprovação.

Aprovação no Nordeste cai, mas sobe nas outras regiões

O levantamento mostra que Lula registrou a terceira queda consecutiva da sua popularidade no Nordeste, histórico reduto petista em eleições presidências. Em relação a novembro, o percentual caiu de 59% para 57%. Em outubro, o percentual era de 62%.

Em contrapartida, a aprovação subiu no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte. Na região Sul, a alta foi de dois pontos e chegou a 40%. No Sudeste, a aprovação atingiu o maior patamar desde outubro deste ano, com 45%. Apesar da tendência positiva, a reprovação supera a aprovação nas duas regiões.

Lula segue com avaliação positiva entre as mulheres, pessoas entre 35 e 60 anos e a população com até o ensino fundamental completo.

A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre os dias 11 e 14 de dezembro. Foram 2.004 entrevistas presenciais com brasileiros de 16 anos ou mais. A margem de erro estimada é de 2 pontos percentuais.

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2026Luiz Inácio Lula da SilvaGoverno Lula

Mais de Brasil

Prefeito da Paraíba tem mandato cassado após acusação de envolvimento com crime organizado

Policial sacou R$ 48 milhões para deputado Antonio Doido, diz PF

José Serra está internado em São Paulo com infecção na garganta

Aneel cobra reforço nos plano de contingência de distribuidoras de energia em SP e RJ