Brasil

Após PSDB apoiar Simone, Leite diz ser 'razoável' MDB retirar candidatura no RS

O tucano anunciou nesta segunda-feira, 13, que será pré-candidato ao governo gaúcho

Eduardo Leite: A cúpula do MDB concordou em rifar Souza para conseguir o apoio dos tucanos a Tebet (Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini/Flickr)

Eduardo Leite: A cúpula do MDB concordou em rifar Souza para conseguir o apoio dos tucanos a Tebet (Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini/Flickr)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 14 de junho de 2022 às 07h12.

O ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB) disse ser "razoável" que o MDB local retire a pré-candidatura do deputado estadual Gabriel Souza para apoiá-lo na disputa pelo Executivo estadual. O tucano anunciou nesta segunda-feira, 13, que será pré-candidato ao governo gaúcho.

Ao defender reciprocidade, ele lembrou que o PSDB decidiu apoiar a pré-candidatura da senadora Simone Tebet (MDB) á Presidência, deixando o partido sem nome próprio na corrida pelo Planalto pela primeira vez desde a redemocratização.

LEIA TAMBÉM: Doria anuncia volta ao setor privado e que continua filiado ao PSDB

"O PSDB também sempre teve candidatos à Presidência. Pela primeira vez, deixa de ter candidato para apoiar o MDB. Também houve discussões, divergências no PSDB (sobre apoiar Tebet), mas houve construção de unidade. É razoável que, em lógica local, possamos trabalhar no mesmo sentido", disse em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira, 13.

A cúpula do MDB concordou em rifar Souza para conseguir o apoio dos tucanos a Tebet. A executiva estadual da sigla, no entanto, resiste em abrir mão da pré-candidatura. Como mostrou o Estadão/Broadcast Político, a direção nacional do MDB estuda cortar repasses do fundo eleitoral para a legenda no Estado, caso a saída de Souza da disputa não seja oficializada.

"Quando nós colocamos ao MDB que queremos discutir questões locais, é que essa visão nacional precisa ter convergência com as questões locais. O entendimento que se buscar aqui fortalece o projeto nacional", também argumentou Leite.

Entre emedebistas que apoiam a aliança com o ex-governador, a ideia é de que Gabriel Souza possa ocupar a vaga de vice na chapa. Questionado sobre isso, Leite evitou sinalizar se a composição com o deputado estadual tem sido articulada.

LEIA TAMBÉM

Acompanhe tudo sobre:MDB – Movimento Democrático BrasileiroPSDBEduardo Leite

Mais de Brasil

Caso Marielle: Moraes solicita data para julgamento dos acusados

Exame toxicológico será obrigatório para 1ª CNH após derrubada de vetos

Aumento real foi zero, diz secretária de SP sobre reajuste da Sabesp

Congresso derruba veto a PL que isenta Embrapa de taxas para pesquisas