Brasil

Após exames, médicos liberam Lula para voltar a Brasília

Equipe que trata da saúde do presidente disse que ele está com a cognição perfeita e apto a trabalhar

Lula: presidente é liberado para retomar atividades em Brasília após alta médica (Secom/Reprodução)

Lula: presidente é liberado para retomar atividades em Brasília após alta médica (Secom/Reprodução)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 19 de dezembro de 2024 às 10h49.

Tudo sobreLuiz Inácio Lula da Silva
Saiba mais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi liberado pelos médicos para retornar a Brasília nesta quinta-feira, 18. Após realizar novos exames no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, o médico Roberto Kalil, que acompanha o mandatário, confirmou a liberação.

Lula chegou ao hospital às 9h11 e, após uma tomografia, os médicos avaliaram que o hematoma na cabeça foi completamente drenado.
“O resultado foi extremamente satisfatório. O exame está melhor até do que o previsto. O estado geral dele é bom, a cognição está perfeita e ele pode trabalhar”, afirmou Kalil.

A médica da presidência, Ana Helena Germoglio, informou que Lula fará um novo exame de imagem dentro de 10 dias no Sírio-Libanês de Brasília. O presidente também confirmou que passará o Natal e o Ano Novo na capital federal.

Agenda médica e restrições

Por orientação médica, Lula cancelou sua participação no tradicional evento Natal dos Catadores, em São Paulo, marcado para esta semana. Ele também foi aconselhado a evitar movimentos e atividades físicas intensas nos primeiros dias de recuperação.

Apesar disso, Lula manteve uma agenda ativa, recebendo ministros e aliados em sua residência no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Desde segunda-feira, reuniu-se com Fernando Haddad, Rui Costa, Alexandre Padilha e José Múcio, além de receber visitas de amigos como Chico Buarque e Paulo Vieira.

Retorno a Brasília e última reunião do ano

Após retornar a Brasília, Lula pretende realizar a última reunião do ano com todos os ministros nesta sexta-feira. Em pauta, estão a reforma ministerial e ajustes na estratégia de comunicação do governo.

O presidente deve embarcar ainda nesta tarde do Aeroporto de Congonhas direto para Brasília, onde continuará sua recuperação.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaHospital Sírio-Libanês

Mais de Brasil

Nunes Marques pede vista e interrompe julgamento de Carla Zambelli

Governo aperta cerco contra fraudes em famílias unipessoais no Bolsa Família

Kassab admite disputar governo de São Paulo em 2026 caso tenha aval de Tarcísio

Conselho de Educação edita diretrizes sobre celular em sala de aula