Brasil

Após calorão, Brasil tem previsão de tempestade e queda nas temperaturas; veja previsão

Altas temperaturas ainda devem persistir no Centro e no Norte do país durante o final de semana

Chuva: Chuvas devem atingir boa parte do país, com ocorrências mais intensas no Sudeste e parte do Centro-Oeste (Allison Sales/FotoRua/NurPhoto/Getty Images)

Chuva: Chuvas devem atingir boa parte do país, com ocorrências mais intensas no Sudeste e parte do Centro-Oeste (Allison Sales/FotoRua/NurPhoto/Getty Images)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 24 de novembro de 2023 às 07h57.

Após uma intensa onda de calor, chega uma frente fria no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência é de queda nas temperaturas, principalmente nas regiões Sul e Sudeste. Chuvas devem atingir boa parte do país, com ocorrências mais intensas no Sudeste e parte do Centro-Oeste. O calor ainda persiste no Centro e Norte do país, durante o fim de semana.

Segundo a meteorologista do Inmet Andrea Ramos, uma massa de ar fria se forma nesta quinta-feira no Sul do país, proporcionada por uma alta pós frontal. Na retaguarda, há um declínio acentuado de temperaturas, que devem ficar entre 17°C e 25°C na sexta-feira. A previsão é de pancadas de chuva e com trovoadas isoladas para os próximos dias e o nível de umidade pode chegar a 100%.

— No Sudeste, a queda nas temperaturas está associada às chuvas. A frente fria proporciona muitas precipitações, o que gera esse declínio — explica a meteorologista.

Na região, as temperaturas devem se manter em torno dos 20°C nos próximos dias, e o Inmet já emitiu alertas de "Perigo" e "Perigo Potencial" de chuvas intensas e tempestades, com chuva de até 100 mm/dia e ventos intensos. Há risco de corte de energia elétrica e de alagamentos em todo o território.

As áreas mais afetadas deverão ser o sul e o centro do Rio, incluindo a Região Metropolitana, além do Sul de Minas Gerais e todo o Mato Grosso do Sul. As porções ao sul de Goiás e Mato Grosso também devem ser afetadas. Veja abaixo:

Há um alerta laranja, de Perigo, valendo para o oeste do Paraná. No estado, pode ocorrer chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há ainda risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Estados do Norte do Brasil, como Acre, Amazonas e uma parcela de Rondônia estão classificados pelo Inmet com alerta laranja, que sinaliza "Perigo" pelas chuvas intensas para os próximos dias. As temperaturas ficam elevadas, o que caracteriza a formação de precipitações na região.

Dentre as áreas que poderão ser mais afetadas estão o Vale do Acre, Leste Rondoniense, Sudoeste Paraense e Vale do Juruá. Segundo Inmet, pela manhã desta terça-feira, haverá chuva e ventos intensos de até 100 km/h, com risco de quedas de energia, quedas de galhos de árvores e alagamentos.

A situação se assemelha com o que pode ocorrer também em boa parte do Centro-Oeste brasileiro, com a adição de possível queda de granizo somada às chuvas intensas, prováveis estragos em plantações e quedas de árvores. As pancadas devem se concentrar no Mato Grosso do Sul, em razão das temperaturas elevadas.

Os nordestinos não terão folga do calor, devido a um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, que impede a precipitação. A região terá dias quentes e secos pela frente, principalmente na parte central da região

Acompanhe tudo sobre:CalorClima

Mais de Brasil

Moraes concede prisão domiciliar para general Augusto Heleno

Justiça condena Washington Reis por fraude imobiliária em Duque de Caxias

Correios estão de greve? Sindicatos debatem paralisação na terça

Em alta, 'Ravi' e 'Helena' são os nomes mais registrados em 2025