Brasil

Anvisa concede certificação à Sinovac após inspecionar fábrica

A Anvisa disse que concedeu a certificação após inspecionar a unidade da Sinovac responsável pela produção da vacina em Pequim

Anvisa: o Butantan promete anunciar na quarta-feira o resultado da eficácia da CoronaVac após os testes em Fase 3 (Thomas Peter/Reuters)

Anvisa: o Butantan promete anunciar na quarta-feira o resultado da eficácia da CoronaVac após os testes em Fase 3 (Thomas Peter/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 21 de dezembro de 2020 às 22h04.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta segunda-feira, o certificado de boas práticas de fabricação do laboratório chinês Sinovac, desenvolvedor da potencial vacina contra Covid-19 CoronaVac, informou o órgão regulador em nota.

A Anvisa disse que concedeu a certificação após inspecionar a unidade da Sinovac responsável pela produção da vacina em Pequim e após receber informações do Instituto Butantan, responsável pelos estudos clínicos da potencial vacina em Fase 3 no Brasil e que já recebeu a vacina a granel para ser finalizada em suas instalações em São Paulo.

"A etapa finalizada é um dos pré-requisitos para a continuidade tanto do processo de registro da vacina da Sinovac, quanto de um eventual pedido de autorização de uso emergencial dessa vacina que vier a ser apresentado à Anvisa", disse a agência em nota.

Após uma série de atritos com o Butantan envolvendo a CoronaVac - incluindo uma breve interrupção dos testes em novembro - a Anvisa destacou na nota que concluiu a certificação 10 dias antes do previsto.

O Butantan promete anunciar na quarta-feira o resultado da eficácia da CoronaVac após os testes em Fase 3 e, na mesma data, pedir o registro definitivo do potencial imunizante simultaneamente às agências reguladoras do Brasil e da China. Também pedirá à Anvisa autorização para uso emergencial da vacina.

Acompanhe tudo sobre:AnvisaChinaInstituto Butantanvacina contra coronavírus

Mais de Brasil

PF indicia Bolsonaro, Heleno, Braga Netto e mais 34 pessoas por tentativa de golpe de Estado

Lula comenta plano golpista para matá-lo: 'A tentativa de me envenenar não deu certo'

Às vésperas da decisão no Congresso, EXAME promove webinar sobre a regulação da reforma tributária

Governo Tarcísio é aprovado por 68,8% e reprovado por 26,7%, diz Paraná Pesquisas