André Fernandes tem 27% e Evandro Leitão, 25%, em Fortaleza, diz pesquisa Datafolha
Pela margem de erro da pesquisa, os dois candidatos estão empatados tecnicamente
Repórter de Brasil e Economia
Publicado em 25 de setembro de 2024 às 16h38.
Última atualização em 25 de setembro de 2024 às 16h42.
O deputado federal André Fernandes (PL) tem 27,4% das intenções de voto na disputa pela prefeitura de Fortaleza e o deputado estadual Evandro Leitão (PT), com 23,7%, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira, 25. Pela margem de erro da pesquisa, os dois candidatos estão empatados tecnicamente.
Na segunda posição, o ex-deputado Capitão Wagner (União Brasil), com 17%, seguido pelo atual prefeito José Sarto (PDT), que marca 15%, também tecnicamente empatados.
O senador Eduardo Girão (NOVO) tem 4%, e os demais candidatos não passam de 1% cada. Os eleitores que afirmam que vão votar em branco ou nulo são 7%, enquanto os indecisos somam 3%.
Na comparação com o levantamento anterior, Fernandes teve uma variação positiva de dois pontos percentuais, enquanto Leitão cresceu seis pontos. Capitão Wagner caiu seis pontos e José Sarto oscilou três pontos percentuais, no limite da margem de erro.
Essa é a segunda pesquisa Datafolha para a cidade desde o início da propaganda eleitoral gratuita, em 30 de agosto.
Pesquisa para prefeito de Fortaleza:
- André Fernandes (PL): 27%
- Evandro Leitão (PT): 25%
- Capitão Wagner (União Brasil): 17%
- José Sarto (PDT): 15%
- Eduardo Girão (NOVO): 4%
- Técio Nunes (PSOL): 1%
- George Lima (Solidariedade): 0%
- Chico Malta (PCB): 0%
- Zé Batista (PSTU): 0%
- Ninguém/Branco/Nulo 7%
- NS/NR/Indeciso 3%
A pesquisa foi registrada no TSE como CE-06915/2024 e realizou 826 entrevistas entre os dias 23 e 25 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, dentro de um nível de confiança de 95%.
No levantamento espontâneo, quando o eleitor não é apresentado a nenhuma lista de candidatos, Fernandes tem 19%, Leitão, 14%, Sarto, 10%, e Capitão Wagner, 9%. No levantamento de rejeição, Sarto e Wagner lideram com 38% dos eleitores dizendo que não votariam neles de jeito nenhum.