Anac disciplina uso de sistema para decolagens seguras

O Sistema Decolagem Certa (DCerta) é um programa informatizado de acompanhamento de aeródromos, aeronaves e tripulações técnicas

Brasília - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) instituiu, nesta terça-feira, os procedimentos para operacionalização do Sistema Decolagem Certa (DCerta), um programa informatizado de acompanhamento de aeródromos, aeronaves e tripulações técnicas, com base nos dados informados nos planos de voo.

Segundo a Anac, o DCerta tem como objetivo principal oferecer, em tempo real e a todos os órgãos interessados na segurança operacional da aviação civil, as informações sobre a regularidade de certificados, autorizações e licenças de aeronaves, tripulações técnicas e aeródromos de destino.

Os dados obtidos pelo sistema podem ser utilizados para fiscalização e gerenciamento do risco à segurança operacional da aviação civil.

Pelos procedimentos divulgados nesta terça-feira, o piloto em comando, antes da preparação para o voo, deve certificar-se da regularidade do aeródromo de destino e dos certificados, autorizações e licenças da aeronave e da tripulação técnica no site da Anac, em link para essa finalidade.

Essa consulta, no entanto, não substitui nenhuma das consultas a informações aeronáuticas, meteorológicas e de outras naturezas relacionadas ao voo, exigidas pelo órgão de controle de tráfego aéreo em legislação específica.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.